Representando Roraima, o 1º sargento Jean Silva, do Corpo de Bombeiros Militar, conquistou o primeiro lugar no VII Curso de Tripulante Operacional que ocorreu em Salvador (BA). Reunindo 24 profissionais das forças de segurança de diversos estados, treinamento foi promovido pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia.
Sargento foi o único bombeiro-militar da turma, pois a maioria eram policiais de elite do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de diferentes unidades da Federação. Jean venceu as barreiras do cansaço com seu excelente desempenho nas provas do treinamento, e enfatizou que umas das maiores dificuldades durante o curso foi a saudade da família.
“Foi um curso longo, e ainda tinha a incerteza de como seria o treinamento, além da parte física e mental. Mas, eu estava determinado a lograr êxito. Então, acredito que isso me levou a conseguir conquistar o meu objetivo”, ressaltou o bombeiro.
Treinamento teve a duração de 75 dias com carga horária de 358 horas de aula, habilitando os participantes para situações de salvamento, resgate e operações aerotáticas. O objetivo desse treinamento era formar especialistas capazes para atuarem em missões aerotáticas como tiro embarcado, salvamento aquático, resgate vertical e aeromédico.
Jean Silva, entrou para o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) em 2013, reconhecido pela instituição por sua experiência e especializações em diversas áreas como mergulho, salvamento em altura, salvamento veicular, resgate e emergências pré-hospitalar, entre outras.
“O 1º Sgt Jean Silva inspira toda a tropa e representa com excelência a corporação e o Estado de Roraima em qualquer missão, em qualquer lugar”, destacou o comandante do CBRR, Anderson Carvalho de Matos.
Silva, acrescentou que conquistar o primeiro lugar no treinamento alimentou ainda mais a sua determinação em salvar vidas. “Agora ampliarei ainda mais minhas competências, elevando a capacidade operacional do CBMRR em operações aéreas de salvamento, resgate e apoio a ocorrências em todo o território roraimense”, afirmou o militar.
SOS Rio Grande do Sul
Além de se destacar no treinamento, o 1º sargento levou sua coragem e expertise para atuar na missão de resgates durante uma das maiores tragédias climáticas do Brasil, ocorrida no Rio Grande do Sul em 2024.