DESCARTE CORRETO

Boa Vista terá terceiro ecoponto localizado no Caçari

Restos de galhadas, móveis sem uso, eletrodomésticos quebrados, são exemplos de resíduos que poderão ser descartados na unidade.

Com uma área de 1.025,56 m², o novo ecoponto vai facilitar o acesso da população à coleta seletiva e reduzir o impacto de resíduos no meio ambiente urbano. (Foto: Divulgação).
Com uma área de 1.025,56 m², o novo ecoponto vai facilitar o acesso da população à coleta seletiva e reduzir o impacto de resíduos no meio ambiente urbano. (Foto: Divulgação).

Um terceiro ecoponto está sendo construído em Boa Vista, unidade funcionará no bairro Caçari. Seguindo o mesmo modelo dos ecopontos já existentes nos bairros Nova Cidade e Cidade Satélite, o novo espaço de 1.025,56 m², visa ampliar a coleta seletiva e reduzir os impactos ambientais da capital.

O ecoponto funciona como um local de entrega voluntária e gratuita para o descarte de diversos tipos de resíduos, como recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), podas de árvores, entre outros.

(Foto: Divulgação).

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a iniciativa faz parte da política pública de gestão de resíduos, prevista na Lei 2.004/2019. Ação ajuda na redução do acúmulo de lixo em áreas urbanas e, consequentemente, na preservação do meio ambiente.

“Esse novo espaço vai facilitar o descarte correto de resíduos recicláveis, evitando o acúmulo nas ruas ou em terrenos baldios, prevenindo enchentes e a proliferação de doenças. Moradores da região poderão descartar os itens em um local adequado, sem precisar se deslocar para bairros mais distantes”, destacou o secretário Sandro Barbot.

Secretário acrescenta que o novo ecoponto ajuda a evitar o descarte irregular desses materiais em vias públicas e terrenos.

Além de promover a reciclagem, a preservação do meio ambiente e a educação ambiental dos munícipes”, finalizou. 

Nos ecopontos, podem ser descartados restos de galhadas, móveis sem uso, eletrodomésticos quebrados, sobras de construção civil, plásticos, alumínio, vidro e outros resíduos secos que não estejam contaminados por substâncias orgânicas.

Os ecopontos ajudam na redução de lixos em áreas urbanas. (Foto: Divulgação).

Restos de alimentos, lixo doméstico, animais mortos, materiais que contenham substâncias químicas, como pilhas, pneus, lâmpadas, baterias e embalagens de agrotóxicos, são resíduos úmidos que não podem ser descartados nos ecopontos, mas entregues nos pontos de coleta de logística reversa espalhados pela cidade.

Além da sustentabilidade, essas unidades facilitam a coleta de lixo. (Foto: Divulgação).
Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.