Cerca de 400 pessoas participaram nesta terça-feira (14), do mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural no município de Caroebe, em Roraima. A iniciativa faz parte do projeto Incra Itinerante, que busca aproximar o órgão dos assentados da reforma agrária e trabalhadores rurais.
O mutirão segue até esta quinta-feira (16), com atendimentos das 8h às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Caroebe. A ação oferece vários serviços voltados à população da zona rural, como: confecção de documentos, atendimentos do CRAS, atualização do CadÚnico, orientações sobre o Bolsa Família e outros serviços sociais.
Entre os atendimentos mais procurados, está a emissão de carteiras de identidade, realizada pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz, que disponibilizou 75 senhas diárias ao longo dos três dias de mutirão.
O serviço itinerante foi promovida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Prefeitura de Caroebe e órgãos estaduais. Também estão presentes disponibilizando seus serviços o MDA, Conab, INSS, Femarh e a Defensoria Pública do Estado.
“O Incra vai ficar aqui esses três dias com vocês, para promover cidadania, tirar dúvidas, estabelecer um canal de diálogo, porque a gente só sabe onde o calo aperta quando conversa com as pessoas”, disse o superintendente do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira.
O presidente da Câmara Municipal, Wagner Gonçalves, que também é produtor rural, ressaltou as dificuldades enfrentadas por quem vive no campo.
“É muito difícil sair daqui pra Boa Vista e conseguir resolver tudo no mesmo dia. Só a passagem já custa em torno de R$ 140, sem contar hospedagem. Então, trazer o Incra para o município é um alívio para quem precisa regularizar documentos ou acessar políticas públicas”, destacou.