
Uma recente pesquisa conduzida pela Fundação Itaú em parceria com o Datafolha revelou que 97% dos pais consideram importante que seus filhos participem de atividades culturais para seu desenvolvimento. Os resultados dessa pesquisa, que compreendeu uma amostra de 2.405 indivíduos, destacam a percepção generalizada entre as famílias brasileiras sobre os benefícios dessas atividades para o crescimento e aprendizado das crianças e adolescentes.
Entre os entrevistados que são pais (representando 67% da amostra), o consenso sobre a importância das atividades culturais para o desenvolvimento dos filhos é expressivo. Apenas uma pequena parcela, 3% da amostra, não vê relevância nesse tipo de experiência durante a fase da infância e adolescência. É interessante notar que o índice de concordância é mais elevado nas classes sociais mais privilegiadas, alcançando 99% na classe AB e 98% na classe C, enquanto na classe DE esse número é um pouco menor, com 94%.
Além disso, a pesquisa aponta que 95% dos pais acreditam que as atividades culturais têm um impacto positivo no desempenho escolar de seus filhos. Desse grupo, 71% concordam plenamente com essa afirmação, enquanto 23% concordam em parte. Essa percepção é ainda mais evidente nas classes AB e C, com 97% e 96% dos entrevistados, respectivamente, atribuindo benefícios significativos das atividades culturais ao desempenho acadêmico de seus filhos. Na classe DE, embora ligeiramente menor, o número ainda é considerável, atingindo 91%.
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Para especialistas, esses resultados confirmam a importância da cultura no processo educacional e no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. “A pesquisa deixa evidente que a cultura tem um papel fundamental na educação e favorece o desenvolvimento integral. Isto pode estar associado a melhores experiências de aprendizado e melhora do clima escolar, por exemplo, além de fazer com que as crianças se sintam mais engajadas com a escola”, afirma Anna Paula Montini, gerente do Observatório da
Fundação Itaú.
Diante desses dados, torna-se ainda mais evidente a necessidade de políticas públicas e investimentos voltados para a promoção de atividades culturais nas escolas e comunidades, garantindo que todas as crianças tenham acesso a essas experiências enriquecedoras que contribuem não apenas para o seu desenvolvimento acadêmico, mas também para sua formação como cidadãos conscientes e participativos.