
Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Itália neste sábado (6) e cravou a volta mais rápida já registrada na história da Fórmula 1. No Autódromo de Monza, o holandês da Red Bull marcou 1min18s792, com média de 264,6 km/h, e garantiu o primeiro lugar no grid.
O tempo de Verstappen veio após duelo acirrado com Lando Norris, que liderou os treinos livres e ficou apenas 0s077 atrás. Oscar Piastri, líder do campeonato, larga em terceiro e completa a segunda fila.

Bortoleto entra no top 10
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, brilhou e vai largar da sétima posição. O estreante de 20 anos superou rivais experientes como Fernando Alonso e Yuki Tsunoda e chega ao GP da Itália com chances reais de pontuar. É a segunda vez na temporada que ele se classifica entre os dez melhores.

Hamilton punido
Lewis Hamilton, em sua primeira corrida como piloto da Ferrari em Monza, registrou o quinto melhor tempo, mas perdeu cinco posições no grid por punição aplicada após o GP da Holanda. O britânico larga da 10ª posição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grid de largada – top 10
- Max Verstappen (Red Bull)
- Lando Norris (McLaren)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- George Russell (Mercedes)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Yuki Tsunoda (Red Bull)
- Lewis Hamilton (Ferrari) – após punição
O GP da Itália será disputado neste domingo (7), às 10h (horário de Brasília), com 53 voltas no tradicional circuito de Monza.