NO TOPO

Tenista de Roraima lidera ranking nacional juvenil da CBT

Gustavo Albuquerque conquista títulos em torneios nacionais e se torna o número 1 do ranking interclubes na categoria até 16 anos

Gustavo Albuquerque lidera o ranking nacional interclubes da CBT na categoria até 16 anos. (Foto: Reprodução/Instagram/@gustavo.tennis)
Gustavo Albuquerque lidera o ranking nacional interclubes da CBT na categoria até 16 anos. (Foto: Reprodução/Instagram/@gustavo.tennis)

O tenista roraimense Gustavo Albuquerque, de 15 anos, assumiu a liderança do ranking nacional interclubes da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), na categoria até 16 anos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2). Gustavo defende o clube Dumont Tennis, em Brasília.

O jovem roraimense iniciou sua trajetória no esporte aos cinco anos, motivado pelo pai, Kelson Alburquerque, que também é treinador de tênis. O nome do jovem atleta, inclusive, é uma homenagem ao ex-número 1 do mundo, Gustavo Kuerten, o Guga.

“Ele começou a brincar bem novinho, mas começou a levar a sério mesmo depois dos cinco anos. Todos os dias ele queria ir para a quadra. Eu levava ele, incentivava, e está aí o resultado, graças a Deus”, contou Kelson.

Após se destacar em torneios locais e se tornar o número 1 de Roraima, Gustavo se mudou para Itajaí (SC) aos 13 anos, em busca de melhores oportunidades.

Durante um ano e sete meses de treinamentos no sul do país, ele evoluiu tecnicamente e passou a obter resultados expressivos. Com o bom desempenho, ele chamou a atenção do Dumont Tennis, clube de Brasília que o acolheu no início de 2025.

Gustavo chegou ao Dumont Tennis no início de 2025. (Foto: Reprodução/Instagram/@gustavo.tennis)

Pela equipe, Gustavo venceu a 1ª etapa do Circuito Nacional Infantojuvenil BRB, realizada em abril, em Salvador (BA). Em maio, foi campeão da 2ª etapa do Circuito, conquistando os títulos de simples e duplas em Itajaí (SC).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Atualmente, o jovem está no Uruguai, disputando as quartas de final do torneio ITF J30 Carrasco. Ele retorna ao Brasil no dia 13 de julho, para disputar o Torneio das Federações, em Uberlândia (MG).

“Para mim é só orgulho. Esse é o resultado que a gente vem buscando desde quando ele começou a treinar. Ter um filho roraimense levando o nome do nosso estado para o Brasil e para o mundo é sem palavras. É só alegria. Isso é fruto do esforço dele”, afirmou o pai.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.