A segunda etapa do Circuito Roraimense de Badminton será disputada neste fim de semana, nos dias 16 e 17 de agosto, a partir das 8h, no Ginásio Romerinho, localizado na Vila Olímpica de Boa Vista. A novidade desta etapa é a inclusão de atletas do Parabadminton na competição.
A primeira etapa do circuito foi promovida pela Federação Roraimense de Badminton (FRBD) e reuniu o 29 jogadores nas categorias Sub-15, Sub-17, Sub-19 em ambos os naipes, e também na categoria principal Masculina, além das duplas individuais e mistas.
O presidente da Federação, Raimundo Moraes, afirmou que para a segunda etapa a competição recebeu a parceria da Federação de Desporto Escolar (FEDEER), com isso, 40 atletas estão inscritos no evento, o que deve elevar o nível técnico da disputa.
“Essa segunda etapa é para que a gente desenvolva mais, para que esse esporte cresça mais ainda no estado. Nós vamos ter também um torneio do Parabadminton com três a quatro partidas”, destacou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre o Badminton
O badminton é jogado por dois ou quatro atletas, nas categorias individuais ou em duplas. A dinâmica é semelhante à do tênis, mas com uma peteca chamada de volante ou birdie, no lugar da bola. Considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo, exige preparo físico, agilidade, coordenação e reflexos rápidos.
As partidas são disputadas em melhor de três sets de 21 pontos. Vence quem ganhar dois sets. Em caso de empate por 20 a 20, o ganhador será quem abrir dois pontos de vantagem. Se o placar chegar a 29 a 29, um ponto de ouro decide o set.
O badminton estreou nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 com provas individuais e de duplas. Quatro anos depois, em Atlanta 1996, a categoria duplas mistas passou a integrar o programa olímpico, permanecendo até hoje.