
O Wrestling, também conhecido como luta olímpica, é uma das modalidades esportivas mais antigas do mundo. De acordo com a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), ao lado da maratona, é uma das práticas mais antigas com registros históricos.
A luta estreou nos Jogos Olímpicos da era antiga em 704 a.C. e também marcou presença na primeira edição da era moderna, em Atenas, no ano de 1896. Atualmente, a modalidade olímpica conta com três estilos: greco-romano, livre masculino e livre feminino.
Wrestling em Roraima
Em Roraima, o esporte vem ganhando espaço e praticantes nos últimos anos, impulsionado pelo trabalho de Anderson Braga, atual presidente da Federação Wrestling de Roraima e professor da Associação Wrestling Anão Team, o único clube do estado registrado na Confederação da categoria.
“No estado, eu acabei trazendo a modalidade para cá, no sentido organizacional. Eu acredito que as federações de luta do estado já trabalhavam antes de mim”, afirmou Braga.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jovens talentos
Apesar de recente, com apenas três anos de fundação, a Federação já colhe bons frutos. Atletas locais têm participado de competições importantes como os Jogos Escolares Brasileiros e campeonatos nacionais de clubes e mundiais, além de conquistarem resultados expressivos no cenário nacional.
Entre os destaques está o jovem Kerlon Pessoa, de 18 anos. Ele começou na modalidade há cerca de um ano, após receber um convite do vice-presidente da federação.
“Eu recebi o convite para disputar os Jogos Escolares Brasileiros. Eu praticava judô e pensei: por que não participar das duas modalidades? Daí aceitei o convite, tive um mês árduo de treinamento e acabei me classificando para o mundial”, contou.
Mesmo com pouco tempo de Wrestling, Kerlon foi vice-campeão nos Jogos Escolares da Juventude e conquistou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI). O jovem também representou o país em uma competição mundial. Kerlon sonha em disputar uma Olimpíada e já traça planos para o futuro.
“Eu quero construir um currículo bom e entrar em um projeto de atletas do Exército. Então, esse é o meu plano. E assim espero chegar a disputar uma Olimpíada e ser campeão olímpico”, afirmou.
Outra promessa da modalidade é Yasmim Pantoja, de 16 anos. Ex-praticante de taekwondo, ela conheceu o wrestling ao acompanhar um treino da equipe.
“Um dia eu vim acompanhar o treino, só vim para assistir mesmo. No outro dia eu já treinei e acabei gostando. Eu quero seguir na categoria, disputando campeonatos nacionais e, quem sabe, internacionais, como Panamericano e Mundial”, disse a atleta.
Assim como Kerlon, Yasmim também se destacou rapidamente. Em sua primeira competição nacional, conquistou uma medalha de bronze.
“Na minha primeira competição, participei da categoria até 73kg. Estava muito nervosa por ser o meu primeiro campeonato nacional, não sabia se iria me sair bem, mas acabei conquistando a medalha de bronze. Foi algo que me motivou bastante”, contou.
Busca por investimentos
O projeto, comandado por Anderson Braga, é totalmente gratuito e atende crianças e adolescentes a partir dos 9 anos de idade, além de incluir também adultos. Um dos diferenciais da iniciativa é o foco na inclusão. O grupo conta com a participação de jovens indígenas e de um atleta com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Apesar dos bons resultados, o projeto ainda enfrenta dificuldades financeiras. Atualmente, conta com uma parceria com o Instituto Federal de Roraima (IFRR), que cede o espaço e materiais para os treinos. No entanto, faltam investimentos públicos e privados para expandir as atividades.
“O que seria muito importante para a gente desenvolver a modalidade é um tapete olímpico, porém é muito caro. E a gente precisa do poder público. Todos os esportes olímpicos de luta passam por esse problema. Manter o esporte é caro, ainda mais sem a iniciativa do poder público e privado”, destacou Anderson.
Como participar
Os treinos da Associação Wrestling Anão Team acontecem de segunda a sexta-feira, a partir das 19h30, no Instituto Federal de Roraima. Jovens e adultos interessados em conhecer o esporte podem comparecer no local. Mais informações estão disponíveis na página da Federação de Wrestling de Roraima.