Foto: ASCOM/Projeto República
Foto: ASCOM/Projeto República

O jiu-jitsu de Roraima voltou a se destacar no cenário internacional. Dois atletas do estado chegaram ao topo do pódio no Abu Dhabi World Pro 2025, realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, considerado o torneio mais prestigiado do circuito global da AJP, organizado pela Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF) em parceria com o Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro.

Thyago Silva Santana, 20 anos, e Madson Sagica, 22, ambos faixas-marrons, foram os nomes da vez. Representando o Projeto República, liderado pelo mestre e professor Felipe Alencastro, os atletas fecharam a participação com desempenho impecável: Thyago venceu oito lutas, enquanto Madson superou sete adversários.

A trajetória começou enfrentando outros brasileiros nas classificatórias. Depois de garantirem o avanço, partiram para os duelos internacionais. Thyago venceu um atleta russo na final, e Madson derrotou um competidor italiano, consolidando o domínio brasileiro no tatame de Abu Dhabi.

Morando em Brasília há quatro temporadas, a dupla é considerada fundamental dentro do Projeto República. Para o treinador Felipe Alencastro, o resultado representa o ápice de anos de evolução.

“São os dois únicos que estão desde o começo do projeto, que tem quatro anos. São os que mais medalharam. Para mim é uma felicidade gigantesca, vi essa evolução, e hoje são representantes do país e referências campeãs mundiais do jiu-jitsu. É totalmente gratificante tudo que estamos vivendo hoje”, afirmou.