
O lutador roraimense Enzo Botinelly, 19, foi bicampeão do Aberto Internacional de Miami, nos Estados Unidos. O atleta chegou, então, ao lugar mais alto do pódio da categoria adulta faixa roxa leve, neste sábado (10), com duas vitórias por finalização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Instagram, o roraimense agradeceu, portanto, o treinador Sergio Costa pelo suporte que recebeu em sua estadia em solo americano. “Obrigado por todo o apoio que você sempre me dá. O Mundial é o próximo!”, declarou, em inglês.
O torneio americano, aliás, é um dos mais importantes do calendário da Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF). Assim, atletas o consideram estratégico para buscar destaque no cenário internacional e experiência competitiva de alto nível.
Trajetória para o pódio
Nas quartas de final, o atleta da Gracie Barra se classificou sem precisar lutar por ser cabeça de chave com alta pontuação de vitórias conquistadas em outras competições.
Na semifinal, Botinelly superou o equatoriano Camilo Martín Cedeño Orellana, da academia UOJ – Lora Brothers Jiu-Jitsu, ao aplicá-lo um armlock (chave de braço).
Na decisão, o brasileiro aplicou um mata-leão para vencer o compatriota Derek Jezini Castro de Carvalho, da equipe Athlas Training Team. Portanto, levou a medalha de ouro.
Principais títulos da carreira
Enzo Botinelly acumula títulos importantes na carreira, como:
- Tricampeonato pan-americano IBJJF Kids (2014, 2018 e 2019);
- Tricampeonato sul-americano IBJJF (2018, 2019 e 2020);
- Bicampeonato do Aberto Internacional de Houston (EUA) (2023);
- Bicampeonato do Aberto Internacional de Miami (2023 e 2025);
- Bicampeonato brasileiro IBJJF Kids (2018 e 2019);
- Mundial IBJJF (2021);
- Aberto Internacional de Sacramento (EUA) (2024).