
O atleta roraimense Samuel Tallys, de 16 anos, foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Muay Thai, que será disputado na Tailândia, entre 12 e 18 de março de 2026. O torneio reunirá atletas de mais de 180 países no berço da modalidade.
Samuel treina há três anos na Academia Machado Muay Thai, onde iniciou graças ao incentivo da mãe após enfrentar dificuldades na escola. Hoje, é um dos destaques da equipe comandada pelo mestre Karol Machado, que também integrará a delegação brasileira no Mundial.

Segundo Machado, a preparação do atleta já começou. Samuel disputará o Campeonato Amazonense de Muay Thai em dezembro e deve participar de outras competições antes da viagem.
“Ele vai lutar para ganhar mais bagagem e chegar à Tailândia bem preparado. Em dezembro, luta em Manaus. Em janeiro, provavelmente em Belém e em fevereiro, foca apenas na parte física para viajar em março”, explicou o treinador.

No Mundial, Samuel competirá na categoria até 71 kg. Para o jovem, representar o Brasil em um evento desse porte é uma oportunidade única.
“É uma honra. Todo atleta sonha em chegar ao maior evento de Muay Thai. Isso é fruto de muito suor e trabalho nos últimos anos”, afirmou.
Com rotina de treinamentos de três horas por dia, Samuel mantém o foco em conquistar o título mundial. Além dos treinos de Muay Thai, o atleta também pratica boxe e preparação física para melhorar seu desempenho.
“Vai ser uma preparação dura, mas vou fazer o meu melhor. Muitos não conhecem a minha história, e é por isso que tenho certeza de que vou brigar para ser campeão, estou focado”, destacou.

Sobre o evento
O Campeonato Mundial de Muay Thai acontecerá durante o 19º Festival Mundial de Artes Marciais Tailandesas, entre os dias 12 a 18 de março em Ayutthaya, na Tailândia. O evento incluirá ainda cerimônia do Wai Kru Muay Thai, cursos de Muay Thai, Muay Boran e Krabi Krabong, e um seminário para árbitros e juízes internacionais.