A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira (1º) mudanças no calendário nacional de competições para os próximos quatro anos (2026 a 2029). Entre as alterações, está a ampliação das vagas da Copa do Brasil, o que beneficiará diretamente Roraima, que passará a ter três representantes no torneio em 2026.
Até então, Roraima contava com duas vagas, destinadas ao campeão e ao vice do Campeonato Roraimense de 2025, já garantidas para o Grêmio Atlético Sampaio (GAS) e o Monte Roraima. Com a mudança, a terceira vaga ainda será definida, para saber quem será o terceiro representante do estado no torneio.
Formato da Copa do Brasil
A competição terá aumento de 92 para 126 clubes a partir de 2026. Os times de Roraima entrarão na primeira fase, prevista para começar em 18 de fevereiro.
Outra novidade é a entrada dos 20 clubes da Série A apenas na quinta fase. As quatro primeiras fases serão em jogo único. Da quinta fase até a semifinal, os confrontos ocorrerão em ida e volta. A final será disputada em partida única e em campo neutro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reformulação da Copa Verde
A CBF também confirmou mudanças na Copa Verde, que será dividida em dois torneios: Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Os campeões se enfrentarão na final da Copa Verde.
O novo formato estreia em 25 de março de 2026 e se encerra em 7 de junho. Cada competição terá 12 clubes, divididos em dois grupos de seis. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais, em jogos de ida e volta. As finais da Copa Norte, da Copa Centro-Oeste e a decisão da Copa Verde serão disputadas em partida única.
Atualmente, o campeão da Copa Verde garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil.