Circuito de Baku, palco do GP do Azerbaijão da F1. (Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images).
Circuito de Baku, palco do GP do Azerbaijão da F1. (Foto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images).

O GP do Azerbaijão, promete marcar os fãs de Fórmula 1, principalmente, os “McLaristas”. Liderando o campeonato com 617 pontos, a McLaren está a um passo de garantir o seu décimo título de construtores, no circuito de Baku, às margens do Mar Cáspio. 

Para se consagrar como a equipe campeã de construtores, basta a McLaren somar nove pontos a mais que a Ferrari, vice-líder do campeonato, que tem 280. Atualmente,  a escuderia inglesa tem uma vantagem de 337 pontos sobre a equipe Maranello.

De forma discreta, a Mercedes fica na terceira posição, com 260 pontos, seguida pela Red Bull, que soma 239 pontos. Vale lembrar que na temporada passada a McLaren quebrou um jejum de 26 anos, após levantar a taça pela primeira vez desde 1998.

Em corridas sem sprint como a do Azerbaijão, uma equipe pode somar até 43 pontos, então é necessário fazer uma dobradinha. O primeiro colocado ganha 25 pontos e o segundo 18, ou seja, teremos duas McLaren no pódio? 

No campeonato de pilotos a disputa segue apertada. Piastri segue em primeiro lugar com 31 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe Lando Norris que tem 293 e na terceira posição Max Verstappen com 230,após vencer o GP da Itália  e fazer a volta mais rápida da história da F1.

Pódio do GP da Itália: Max Verstappen, Oscar Piastri e Lando Norris. (Foto: Red Bull Content Pool)

Race Week!

Coloque seu pijama favorito e acione o alarme do celular, pois as movimentações em Baku iniciam nesta sexta-feira (19), com dois treinos livres, às 5h30 e às 9h (horário de Brasília). Sábado,  o terceiro treino livre (TL3) inicia às 5h30, seguido da classificação às 9h. No domingo, o Grande Prêmio do Azerbaijão, que conta com 51 voltas, terá largada às 8h