ESPORTE

Projeto social no bairro Alvorada atende mais de 600 jovens com esportes

Instituto Meu Norte oferece aulas gratuitas de futebol, balé, capoeira, jiu-jitsu e zumba para crianças e adolescentes

Projeto social no bairro Alvorada atende mais de 600 jovens com esportes

Com objetivo de transformar vidas por do esporte, o Instituto Meu Norte atua desde 2024 no bairro Alvorada, zona Oeste de Boa Vista, com aulas gratuitas em cinco modalidades esportivas para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Atualmente mais de 600 jovens participam das atividades.

O presidente do Instituto, Wemerson Matos, idealizou o projeto a partir da própria vivência. “No começo eu quis ser jogador de futebol, por isso o projeto surgiu primeiramente apenas com o futebol, mas depois eu comecei a abrir o leque para outras modalidades”, explicou.

Wemerson Matos, presidente do Instituto Meu Norte. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Segundo ele, a escolha do bairro Alvorada foi estratégica. “Decidi fundar o projeto para oportunizar jovens a terem um local para lazer. O bairro Alvorada e os adjacentes não têm espaços como praças ou campos para as crianças brincarem”, afirmou.

Instituto Meu Norte está situado no bairro Alvorada. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Com o tempo, o projeto expandiu as atividades e hoje oferece, além do futebol, aulas de balé, jiu-jítsu, capoeira e zumba.

“Eu participei de um projeto social. Nesse projeto, vi que muitas pessoas tinham talento, mas não tinham oportunidade. Agora, eu tenho a possibilidade de oportunizar outras pessoas. Posso fazer alguma coisa para ajudar”, disse Wemerson.

O Instituto também planeja ampliar as atividades. Para o próximo ano, a proposta é incluir cursos profissionalizantes voltados para adolescentes em fase de inserção no mercado de trabalho.

“A gente quer dar um norte para as crianças, por isso o nome do Instituto. Ano que vem, queremos ampliar também para cursos profissionalizantes”, completou o presidente.

Jovens talentos

11 atletas formados pelo projeto foram aprovados em clubes fora do estado. Um dos destaques é Lucas Daniel, que recentemente assinou contrato com o São Paulo Futebol Clube.

Outros jovens seguiram para times do Paraná e Goiás. O projeto tem parceria com o Desportivo Real, de Goiás, que atualmente conta com oito ex-atletas do Instituto.

Marcos Rodrigue sonha em ser jogador de futebol. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Entre os alunos, Marcos Rodrigues, de 12 anos, é um dos exemplos de dedicação. Ele participa do projeto desde o início e sonha em seguir os passos de quem já alcançou destaque.

“É muito bom. Os treinos são necessários, pois eu não posso ficar muito parado, eu treino até em casa. Eu quero me tornar o maior e melhor jogador de todos os tempos”, declarou.

Heleno Messias comenda os treinamentos do futebol. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Responsável pelos treinos de futebol, o professor Heleno Messias destaca o impacto positivo da iniciativa.

“Eu acho muito legal estar aqui com os meninos, incentivando, passando o que aprendi e aprendendo um pouquinho com eles. Muitos jovens não têm a oportunidade de treinar. O Instituto vem possibilitando isso”, ressaltou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.