
O projeto Tabuleiro de Esperança – Ressignificando Caminhos e Renovando Sonhos, recém aprovado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, busca apoio de empresas para sair do papel e levar aulas de xadrez a integrantes de quatro comunidades terapêuticas em Roraima. A iniciativa captará recursos por meio do programa Proesporte, com incentivo fiscal via renúncia do ICMS.
O idealizador do projeto, o professor Abderrazak Fatimi explica que a proposta é ofertar cerca de 200 vagas gratuitas para pessoas em processo de reabilitação. Além de aprender xadrez, os participantes também receberão certificação como instrutores da modalidade.
“Vamos formar mais de 200 cidadãos. É um projeto que transforma vidas, fortalece famílias e oferece uma nova perspectiva por meio do esporte e da educação”, destacou Fatimi.

As atividades acontecerão em quatro instituições: no interior do estado, na Fazenda da Esperança e no Recanto do Davi; em Boa Vista, no Impacto Feminino e no Impacto Masculino.
O professor já desenvolve, há quatro anos, ações semelhantes em unidades do sistema socioeducativo, na penitenciária feminina e em abrigos masculinos e femininos, utilizando o xadrez como ferramenta terapêutica e educacional. Agora, com a aprovação oficial pela Lei de Incentivo, o projeto depende apenas da adesão de empresas parceiras.
Para mais informações, entre em contato por meio do número (95) 98423-8907.
Sobre o Proesporte
Criado pela Lei nº 1.859, de 18 de setembro de 2023, de autoria do deputado estadual Marcos Jorge, o Proesporte aprovou, em 2025, 38 projetos esportivos por meio do Grupo Técnico de Avaliação de Projetos (GTAP Esporte).
Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda de Roraima (Sefaz-RR), até o dia 18 de novembro, apenas 12 projetos conseguiram efetivar a captação de recursos, totalizando R$ 2.238.257,70 em incentivos fiscais. Ainda restam R$ 2.511.306,07 disponíveis para investimentos.
Com isso, 26 projetos aprovados, incluindo o Tabuleiro de Esperança, seguem aptos a buscar apoio financeiro junto às empresas até o fim do ano.