Surpreendendo os fãs brasileiros, a Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (16) o calendário de corridas no formato sprint para 2026, e Interlagos, palco já tradicional das disputas rápidas, ficou de fora pela primeira vez desde a estreia do formato em 2021.
Em 2026, o campeonato contará com seis etapas no formato sprint, com destaque para a estreia de Montreal, Zandvoort e Singapura, que entram pela primeira vez no calendário, substituindo corridas tradicionais como o GP de São Paulo.
Mantendo suas vagas pelo terceiro ano consecutivo, China e Miami estão na lista para 2026. Depois de quatros anos desde a corrida inaugural do formato sprint em 2021, Silverstone voltou ao calendário.
Calendário da F1 Sprint em 2026
- China (Xangai) – 13 a 15 de março
- Miami (EUA) – 01 a 03 de maio
- Montreal (Canadá) – 22 a 24 de maio
- Silverstone (Grã-Bretanha) – 03 a 05 de julho
- Zandvoort (Holanda) – 21 a 23 de agosto
- Cingapura – 09 a 11 de outubro
O que é a F1 Sprint?
Mesmo sendo uma corrida cada vez mais conhecida, muita gente ainda não sabe o que é uma corrida Sprint na Fórmula 1. Diferente do Grande Prêmio tradicional, a Sprint é bem mais curta, percorre cerca de 100 km, ou seja, só um terço da distância de uma corrida normal.
A prova dura no máximo 30 minutos e não exige paradas nos boxes, tornando a disputa mais rápida e emocionante. Para deixar a corrida ainda mais intensa, normalmente as pistas escolhidas são largas e favorecem ultrapassagens, garantindo mais ação e agressividade na pista do início ao fim da disputa.