Monte Roraima busca classificação inédita para as quartas da Copa do Brasil Sub-20. (Foto: Reprodução/Instagram/@monteroraimafutebol)
Monte Roraima busca classificação inédita para as quartas da Copa do Brasil Sub-20. (Foto: Reprodução/Instagram/@monteroraimafutebol)

O Monte Roraima entra em campo nesta quinta-feira (30), às 19h, no estádio Canarinho, para enfrentar o IAPE-MA pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. O Tamanduá busca um feito inédito ao tentar colocar o estado pela primeira vez nas quartas de final da competição.

Essa não será a primeira vez que um clube de Roraima enfrenta o IAPE na Copa do Brasil Sub-20. Em 2022, o São Raimundo também cruzou o caminho dos maranhenses nas oitavas, mas acabou eliminado com duas derrotas e placar agregado de 5 a 1.

Desde a criação da Copa do Brasil Sub-20, em 2012, o estado já teve sete participações. A primeira ocorreu em 2019, com o São Raimundo, eliminado pelo Tubarão nos pênaltis. O Mundão é o clube que mais vezes representou Roraima na competição, com cinco participações e três classificações às oitavas.

Em 2024, o Náutico de Roraima foi o representante do estado, mas acabou caindo diante do Macapá, também nas oitavas. Caso avance, o Monte Roraima se tornará o primeiro representante roraimense a chegar às quartas de final da história do torneio.

Sobre a Copa do Brasil Sub-20

Criada em 2012, a Copa do Brasil Sub-20 reúne as principais equipes de base do país. Nas primeiras edições, os clubes eram indicados conforme o desempenho dos times profissionais nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Entre 2013 e 2015, uma vaga da Série B foi destinada ao campeão de um torneio seletivo da Região Norte. De 2016 a 2018, o formato voltou a seguir o ranking da Série B.

A partir de 2019, o torneio passou a contar com 32 equipes, compostas pelas 27 campeãs estaduais da categoria e pelas cinco vice-campeãs das federações melhores ranqueadas pela CBF.

Em 2025, a competição mantém o formato de mata-mata em cinco fases. A primeira foi disputada em jogo único, por proximidade geográfica. A partir das oitavas, os confrontos passam a ser em ida e volta. A grande final será em jogo único, na semana de 10 de dezembro.

O São Paulo é o maior campeão do torneio, com quatro títulos (2015, 2016, 2018 e 2024). O Palmeiras vem logo atrás, com duas conquistas (2019 e 2022). Vitória, Santos, Internacional, Atlético-MG, Vasco, Coritiba e Cruzeiro levantaram a taça uma vez cada.