ESPORTE

Monte Roraima conquista vaga inédita na Série D com expansão da competição

Fundado em 2023, o Tamanduá disputará pela primeira vez a quarta divisão do Brasileirão em 2026

Jogadores do Monte Roraima
Elenco do Monte Roraima de 2025 (Foto: Déborah Nscimento/Folha BV)

O Monte Roraima vai disputar pela primeira vez a Série D do Campeonato Brasileiro em 2026. O clube foi beneficiado após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciar, na quarta-feira (1º), a ampliação da competição de 64 para 96 times.

Fundado em 2023, o Monte Roraima é a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) de Roraima. Em pouco mais de dois anos, o Tamanduá já garantiu presença em duas competições nacionais: a Copa do Brasil e, agora, a Série D.

Jogadores do Monte Roraima celebram gol marcado contra o Náutico, em jogo da quarta rodada do Estadual no Canarinho (Foto: Déborah Nascimento/Folha BV)

O clube estreou no Campeonato Roraimense em 2024 e terminou na terceira colocação. Neste ano, fez sua melhor campanha e chegou à final, mas acabou derrotado nos pênaltis pelo Grêmio Atlético Sampaio (GAS), ficando com o vice-campeonato. O resultado assegurou uma vaga na Copa do Brasil de 2026.

O diretor executivo do Monte Roraima, Paulo Gauchinho, afirmou que o clube já vinha se preparando para esse cenário.

“A gente tinha uma ideia que essa vaga viria. Já estávamos nos planejando há três meses, temos um treinador definido e 15 atletas com pré-contrato assinado. Devemos fechar o elenco ainda em outubro para começar a pré-temporada no dia 1º de dezembro”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Como serão distribuídas as vagas na Série D em 2026

  • 4 vagas para os rebaixados da Série C deste ano (Tombense, Retrô, ABC e CSA);
  • 64 vagas distribuídas às federações estaduais, conforme o Ranking Nacional das Federações;
  • 28 vagas para clubes que avançarem à segunda fase da Série D de 2025, exceto os promovidos à Série C e os já contemplados pelo critério anterior;
  • As vagas restantes serão definidas pelo Ranking Nacional de Clubes.

A Série D de 2026 está programada para começar em 5 de abril e terminar em 13 de setembro, mantendo as 24 datas da competição. O torneio passará a ter 16 grupos com seis equipes em cada, com os quatro melhores da chave avançando.

Os 32 clubes que chegarem à terceira fase garantem vaga na edição seguinte, exceto aqueles que conquistarem o acesso à Série C. Outra mudança importante é que, a partir de 2026, o campeão da Série D terá vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.