Mirassol
Jogadores do Mirassol comemorando com o gestor, Juninho Antunes emocinado. (Foto: Jorge Rodrigues/AGIF)

Mirassol entrou para a história do Campeonato Brasileiro na noite de terça-feira (2). Ao vencer o Vasco por 2-0 em pleno Estádio de São Januário, o Leão da Alta Paulista tornou-se o primeiro estreante da Série A a garantir uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores.

Com a vitória, o time chegou aos 66 pontos com apenas uma rodada restante e assegurou matematicamente pelo menos a quarta posição no Brasileirão, classificação que dá acesso direto à principal competição de clubes do continente.

A conquista é inédita: embora outros estreantes como Grêmio Barueri (2009) e Cuiabá (2021) tenham se classificado para a Copa Sul-Americana em seus primeiros anos na elite, nenhum havia alcançado a Libertadores logo em sua estreia.

Resumo do jogo

Comandado por Rafael Guanaes, o Mirassol adotou uma postura objetiva em São Januário. Utilizando transições rápidas, a equipe explorou os espaços deixados pelo Vasco de Fernando Diniz, que, por sua vez, encontrou dificuldades para furar o compacto bloco defensivo visitante.

O placar só foi aberto aos 24 minutos do segundo tempo, com gol de Renato Marques. Nos acréscimos, Carlos Eduardo driblou o goleiro Léo Jardim e concluiu para o gol vazio, definindo os 2 a 0 que sacramentaram a vitória histórica.