
O lutador roraimense Fernando Halyson Leal, de 17 anos, conquistou o título do World Jiu-Jitsu IBJJF Championship No-Gi, disputado entre os dias 11 e 13 de dezembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O atleta venceu a categoria superpesado da faixa azul juvenil 2 e ficou com a medalha de prata no absoluto.
Fernando iniciou a trajetória no jiu-jitsu sob orientação do pai, Milson Leal, na Team Leal. Atualmente, o atleta mora nos Estados Unidos e representa a Academia Atos, onde treina com André Galvão e Angélica Galvão.
Durante a temporada, Fernando também passou por períodos de treinamento no Brasil. Em Boa Vista, manteve a preparação com o pai e, em Brasília, integrou o camp final pelo Projeto República, sob comando do mestre Felipe Alencastro, antes da competição mundial.
No Mundial No-Gi da IBJJF, Fernando venceu quatro lutas na categoria, garantindo o título. No absoluto, superou três adversários, chegou à final e ficou com a medalha de prata após decisão por pontos.
“De importância gigantesca na minha carreira, é o Mundial de IBJJF – muito grandioso na vida de um atleta, campeão no peso e vice no absoluto. Isso é totalmente crucial no meu currículo e de um lutador”, afirmou Fernando Leal.
Próximo desafio
Após o desempenho em Las Vegas, Fernando Leal já tem novo compromisso definido. O atleta disputará o Campeonato Europeu da IBJJF, na categoria adulto, em janeiro de 2026, em Lisboa, Portugal.