
A Copa Libertadores tem início nesta terça-feira (3) com a disputa da primeira fase preliminar. Ao todo, 19 clubes entram em campo em busca de quatro vagas na fase de grupos da principal competição sul-americana. Botafogo e Bahia, que se classificaram para a pré-Libertadores, iniciam suas campanhas apenas a partir da segunda fase.
A abertura do torneio acontece com o confronto entre The Strongest (Bolívia) e Deportivo Táchira (Venezuela), nesta terça, às 21h30 (de Brasília). As duas equipes têm tradição na Libertadores e histórico de duelos contra clubes do brasileiros ao longo das últimas décadas.
A primeira fase segue com mais dois jogos. Na quarta-feira (4), o 2 de Mayo (Paraguai) recebe o Alianza Lima (Peru). Já na quinta-feira (5), o estreante Juventud (Uruguai) enfrenta a Universidad Católica (Equador).
Os representantes brasileiros que estão na fase preliminar entram apenas na segunda etapa, marcada para o período entre os dias 18 e 25 de fevereiro. O Botafogo encara o Nacional Potosí (Bolívia), enquanto o Bahia mede forças com o O’Higgins (Chile).
Além de Botafogo e Bahia, o Brasil já tem seis clubes garantidos diretamente na fase de grupos: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Cruzeiro e Mirassol.