João Fonseca ergue o troféu do ATP da Basileia. (Foto: Divulgação/Reuters)
João Fonseca ergue o troféu do ATP da Basileia. (Foto: Divulgação/Reuters)

O tenista brasileiro João Fonseca escreveu mais um capítulo na história no tênis nacional. O jovem de 19 anos conquistou no domingo (26) o título do ATP 500 da Basileia, na Suíça, ao derrotar o espanhol Alejandro Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.

Fonseca mostrou consistência durante toda a campanha. Antes da final, ele superou Giovanni Perricard, venceu Mesik por W.O., e ainda bateu Shapovalov e Munar. O brasileiro venceu Fokina pela segunda vez no ano, após o triunfo no Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos.

O título na Suíça, disputado em quadra indoor, é o maior da curta carreira do carioca. Fonseca também havia sido campeão do ATP 250 de Buenos Aires, em fevereiro, mas agora alcança o topo em um torneio de nível ATP 500, categoria que está logo abaixo dos Grand Slams e Masters 1000.

Brasileiro assumiu a 28ª posição no ranking da ATP. (Foto: Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images)

A conquista representa o melhor resultado de um brasileiro em simples desde Gustavo Kuerten, o Guga, que venceu o Masters 1000 de Cincinnati em 2001, época em que João Fonseca ainda nem havia nascido.

Com o título, o jovem tenista entra para a história como o sétimo brasileiro a figurar entre os 30 melhores do ranking mundial, juntando-se a Marcos Hocevar, Luiz Mattar, Fernando Meligeni, Thomaz Koch, Thomaz Bellucci e Gustavo Kuerten. Fonseca iniciou 2025 na 145ª posição.