O atleta mora na comunidade indígena Pedra Branca, a 43 quilômetros da sede do Uiramutã, ao Norte de Roraima (Foto: Divulgação)
O atleta mora na comunidade indígena Pedra Branca, a 43 quilômetros da sede do Uiramutã, ao Norte de Roraima (Foto: Divulgação)

O indígena macuxi Helder Ambrósio de Souza, de apenas 13 anos, é uma das atrações da seleção roraimense de atletismo que disputará, entre os dias 15 e 18 deste mês, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Uberlândia (MG).

Helder ganhou a prova de 2000 metros na categoria Mirim nos últimos jogos escolares roraimenses (JERs), realizados em julho passado no Parque Anauá, em Boa Vista. O atleta mora na comunidade indígena Pedra Branca, a 43 quilômetros da sede do Uiramutã, ao Norte de Roraima, e cursa o 8° ano na escola estadual indígena Carlos Gomes.

A delegação roraimense de atletismo viajará na próxima segunda-feira, dia 13, a Minas Gerais. O professor Jhon Félix acompanhará o atleta indígena. A mãe de Helder, Clauciane Ambrósio, de 40 anos, disse que ficou surpresa quando soube do resultado.

“Fiquei muito feliz porque meu filho não treinou antes da competição, mas foi lá, correu e venceu. Agora, ele vai representar não apenas Uiramutã, mas Roraima. Ficaremos na torcida aqui. Espero que ele ganhe”, disse a mãe, também da etnia Macuxi.
Helder tem nove irmãos e aguarda ansioso, segundo a mãe, pela competição em Minas Gerais. “Ele é um bom filho e um bom aluno também. Me ajuda muito em casa. Já é um vencedor, meu filho”, ressaltou Clauciane.

Competição nacional

Abertura oficial da competição nacional, considerada como a principal escolar do país, será na próxima terça-feira, às 19h30, na Arena Sabiazinho, em Uberlândia (MG). As disputas em várias modalidades vão até o dia 26. O evento, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), vai reunir mais de 10 mil pessoas, entre atletas, árbitros e comissão técnica, de todos os estados e do Distrito Federal.

Foto: Divulgação