Preparem os sombreros e afinem os ouvidos para o som do Mariachi, o GP do México ocorre neste fim de semana entre os dias 24 e 26 de outubro no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México. Prometendo velocidade, emoção e uma disputa acirrada pelo título mundial de pilotos.
A temporada de 2025 está chegando as suas etapas finais, a McLaren já garantiu o campeonato de construtores, mas a briga pelo topo entre os pilotos segue tão quente quanto um bom chili mexicano.
O GP do México, conhecido por sua torcida apaixonada, é a 20ª etapa desta temporada, e com poucos rounds restantes, qualquer erro ou resultado adverso pode custar caro aos pilotos que sonham com o tão desejado título mundial.
No campeonato mundial de pilotos, o líder atual é Oscar Piastri (McLaren), com 346 pontos, porém já tem três corridas que o mesmo não sobe ao pódio. Na segunda posição está seu companheiro de equipe, Lando Norris (McLaren), com 332 pontos e Max Verstappen (Red Bull Racing) aparece em terceiro, com 306 pontos.
Com os resultados recentes, a disputa pelo título segue intensa entre os três pilotos, especialmente após as vitórias de Max Verstappen nos GPs da Itália, Azerbaijão e, mais recentemente, dos Estados Unidos, que reduziu a vantagem de Piastri sobre o holandês para apenas 40 pontos. Max segue determinado a conquistar seu tão aguardado pentacampeonato.
Perder essa corrida não dá. Anota na agenda: na sexta-feira (24), o Treino Livre 1 começa às 15h30 e o Treino Livre 2 às 19h. No sábado, o Treino Livre 3 será às 14h30, seguido da classificação às 18h. E a grande corrida principal acontece no domingo, às 17h. Todos os horários são de Brasília.
Curiosidade sobre o GP do México
Foi na pista mexicana que Michael Schumacher conquistou o primeiro pódio de sua carreira. O Autódromo Hermanos Rodríguez está localizado a mais de 2 km acima do nível do mar, o que faz da disputa uma verdadeira corrida nas alturas.
Os pilotos fazem 4,3 km a cada volta, porém seu grande charme, é a famosa curva Peralta que até 2014, tinha uma curvatura de 180º que foi modificada em 2015 para melhorar a segurança e capacidade de escape.
Atualmente, a curva é dividida, fazendo com que os carros “serpentem”, ou seja, se movimentem em zigue-zague ao contornar o antigo estádio de beisebol, o Foro Sol.