O Grande Prêmio dos Estados Unidos marca o retorno da Fórmula 1 após uma semana sem corridas e promete acelerar a adrenalina dos fãs, que já podem vestir a farda de sua escuderia e calçar as botas de cowboy.
Realizado no icônico Circuito das Américas, em Austin, Texas, o traçado guarda curiosidades e histórias pouco conhecidas, tornando cada volta uma experiência única para pilotos e espectadores.
O GP dos Estados Unidos já foi palco de 80 corridas ao longo da história, disputadas em 11 autódromos diferentes, sendo 12 delas realizadas na cidade de Austin. Vale lembrar que já houve corrida no país em 2025 com o GP de Miami.
O Circuito das Américas (COTA) recebeu esse nome devido à sua localização, considerada um “cruzamento” entre as Américas do Norte e do Sul, ou seja, o termo “Américas” faz referência a essa posição geográfica. O autódromo recebe o GP dos Estados Unidos desde 2012, após um hiato de cinco anos, desde 2007.
A pista possui mais de 5,5 quilômetros e apresenta 20 curvas desafiadoras, além de variações de elevação ao longo do circuito, que somam 30,9 metros. Somente na chegada da curva 1, a subida é de 22 metros, e a altitude total do autódromo chega a 126,5 metros.
Uma das características mais marcantes do COTA é a curva conhecida como “Turn 1”. Esta curva à esquerda é única no circuito e foi projetada para remeter ao famoso “Senna S”, de Interlagos, no Brasil. Ela exige precisão e habilidade dos pilotos, que precisam navegar por essa seção desafiadora em alta velocidade.
De 2012 a 2025 os pilotos com mais vitórias no GP EUA em Austin foi: 1º Lewis Hamilton com cinco vitórias; 2º Max Verstappen com três vitórias ; 3º Sebastian Vettel; 4º kimi Räikkönen; Valtteri Botas e Charles Leclerc com uma vitória cada.
Já dá para entender por que é um dos GPs mais amados e aguardados pelos fãs. O GP dos Estados Unidos começa na sexta-feira (17), com o treino livre 1 às 14h30 e a classificação da Sprint às 18h30. No sábado, a corrida Sprint será às 14h30, seguida do treino classificatório às 18h. No domingo (19), a corrida principal acontece às 16h.