O australiano Oscar Piastri venceu de ponta a ponta o GP da Holanda de Fórmula 1, disputado neste domingo (31), e ampliou sua vantagem na liderança do campeonato. Agora, ele soma 34 pontos a mais que o vice-líder e companheiro de equipe, Lando Norris, que abandonou a prova por problemas mecânicos quando brigava pela vitória.
A corrida marcou a volta da F1 após a pausa de verão e teve desfechos inesperados. Além da vitória de Piastri, o grande destaque foi Isack Hadjar, da Racing Bulls, que conquistou o primeiro pódio de sua carreira na categoria. O francês largou em quarto, manteve bom ritmo e herdou a terceira posição após o abandono de Norris, completando o pódio ao lado de Piastri e Max Verstappen.
“Começar no topo é ótimo. Se conseguirmos manter isso, seria maravilhoso, mas ainda há um longo caminho pela frente, então vamos continuar fazendo uma corrida de cada vez”, disse Piastri após a vitória.
GP difícil para brasileiros e ferraristas
O brasileiro Gabriel Bortoleto teve uma corrida complicada com a Sauber. Depois de uma largada ruim, em que perdeu seis posições, ainda se envolveu em um toque com Lance Stroll (Aston Martin) que danificou sua asa dianteira. A equipe optou por não trocar a peça e, em estratégia arriscada, o manteve na pista com pneus usados, o que não funcionou. Bortoleto terminou apenas em 15º lugar, a primeira vez em sete provas que a Sauber não pontua.
Na Ferrari, o dia também foi de frustração. Lewis Hamilton abandonou logo na 24ª volta após bater no muro da curva 3. Mais tarde, na volta 53, Charles Leclerc rodou após toque com o jovem Kimi Antonelli (Mercedes) e também acertou o mesmo ponto da barreira. Com os dois abandonos, a escuderia italiana saiu zerada da Holanda.
Situação do campeonato
Com a vitória, Piastri chega confiante para a reta final da temporada. Restando nove etapas, ele soma 34 pontos de vantagem sobre Norris, que segue na vice-liderança. Verstappen, que terminou em segundo em casa, ainda sonha em encostar na disputa pelo título.
A próxima corrida será o GP da Itália, em Monza, já no próximo fim de semana.