Duas jovens de apenas 16 anos chamaram a atenção na conquista inédita do Azul Mania na Etapa Norte da Superliga C de Vôlei. As irmãs gêmeas roraimenses Thays e Beatriz Soares foram titulares na equipe roraimense e ajudaram a garantir o título inédito e vaga para a fase nacional da competição, que será disputada em outubro, em Maringá (PR).
A trajetória das irmãs no vôlei começou aos 13 anos, quando receberam o convite de uma professora para disputar os Jogos Escolares de Roraima (JER’s). Mesmo sem experiência no esporte, as gêmeas conquistaram o título da categoria mirim logo na primeira participação.
“Nós fomos convidadas pela professora Dila, da Escola Oswaldo Cruz, disputamos os Jogos Escolares e fomos campeãs. No mesmo ano, fomos convidadas para jogar pela seleção roraimense e depois surgiu o interesse de uma equipe do Paraná”, lembrou Thays, que atua como central.
Beatriz contou que, apesar nunca terem contato com o vôlei antes, elas logo perceberam que tinham potencial. “Começamos sem saber de nada, mas sempre entramos com seriedade. As pessoas viram que a gente tinha competência e começaram a surgir convites. Foi aí que passamos a levar mais a sério”, disse a oposta.
Experiência fora do estado
O talento da jovens chamou a atenção do ASA Vôlei, do Paraná. As irmãs se mudaram para Santa Helena, no interior paranaense em 2023, onde treinaram e disputaram competições. Foi lá que descobriram suas posições, Thays como central e Beatriz como oposta.
“Nós duas começamos jogando como central. Quando viajamos para o Paraná, nosso treinador viu que o nosso potencial era em posições diferentes. Ele deixou uma como central e a outra como oposta, e desde então seguimos assim”, explicou Thays.
Retorno a Roraima
De volta à capital roraimense neste ano, Beatriz e Thays receberam o convite para integrar o Azul Mania na disputa da Superliga C. A equipe formou um elenco que mesclou jogadoras experientes e jovens promessas.
As gêmeas foram peças-chave no esquema do técnico Edson, no título da inédito da Etapa Norte da competição. “É sempre muito gratificante representar o estado de Roraima em um campeonato grandioso como esse e trazer o título para casa. Treinamos muito duro todos os dias para buscar bons resultados”, disse Thays.
Apesar da pouca idade, as duas não se intimidaram diante da responsabilidade. “Quando fomos convidadas, já sabíamos da nossa responsabilidade. Entramos com posicionamento firme de que tínhamos que ajudar a equipe, mas em nenhum momento nos sentimos pressionadas”, afirmou Beatriz.
Além das quadras, a parceria também foi para a areia. Com poucos meses de treino, as irmãs formaram dupla no vôlei de praia e conquistaram o terceiro lugar na Copa Regional Norte, na categoria sub-23.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Preparação para a Etapa Nacional
As irmãs se preparam juntamente com o Azul Mania para representar o estado na Etapa Nacional da Superliga C, que ocorre em outubro, em Maringá, no Paraná. O objetivo é buscar uma das quatro vagas de acesso para a Superliga B.
“Nós continuamos treinando pesado com as meninas do Azul Mania para representar nosso estado e conseguir grandes resultados na etapa nacional. Queremos ficar entre as quatro melhores equipes do país e subir para a Série B”, projetou Beatriz.
Thays reforçou o compromisso com o clube e agradeceu pelo apoio recebido. “Esperamos dessa etapa nacional um melhor entrosamento no time, já que nos conhecemos mais. Também agradecemos ao presidente da federação e à presidente do Azul Mania pelo convite. Vamos dar sempre o nosso melhor para representar o nosso estado”, disse a central.
Com a visibilidade conquistada, surgiram convites de outros clubes. Mas, por enquanto, a dupla garante que vai seguir em Roraima até o fim da temporada antes de analisar o futuro.