
O Flamengo inicia nesta quarta-feira (10) a luta pelo segundo título continental de sua história. O Rubro-Negro enfrenta o Cruz Azul, do México, às 14h (de Brasília), no Estádio Al Rayyan, em Doha, no Catar, pelas quartas de final da Copa Intercontinental.
O duelo é conhecido como o Dérbi das Américas, reunindo os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões da Concacaf. Será o primeiro duelo oficial entre as equipes.
O time mexicano vive boa fase na temporada. No Apertura do Campeonato Mexicano, o Cruz Azul terminou a fase classificatória na terceira colocação, com apenas duas derrotas em 17 jogos. Os atacantes Ángel Sepúlveda e Gabriel Fernández, artilheiros da equipe no ano, lideram as esperanças dos Cementeros para tentar surpreender o Flamengo.

Sob o comando de Felipe Luís, o Flamengo chega embalado após uma semana perfeita, com as conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. A delegação rubro-negra conta com 26 atletas.
O atacante Pedro, que ficou fora da final da Libertadores, é dos selecionados, mas dúvida para o confronto. O lateral Matías Viña não foi relacionado por opção técnica, enquanto Allan segue fora por lesão.
Provável escalação do Flamengo:
Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e De Arrascaeta; Samu Lino, Carrascal e Bruno Henrique.
Caminho até a final
Com o novo formato da Fifa, o campeão europeu avança direto para a decisão. O Paris Saint-Germain, vencedor inédito da Champions League, já está garantido na final e aguarda o adversário.
Para chegar ao duelo contra os franceses, o Flamengo precisa superar o Cruz Azul e, depois, vencer o Pyramids, do Egito, na chamada Copa Challenger, marcada para sábado (13), às 14h.
O Pyramids já fez dois jogos no torneio: venceu o Auckland City, da Nova Zelândia, por 3 a 0, e o Al-Ahli, da Arábia Saudita, por 3 a 1, ambos em setembro.