Flamengo encerra canoagem e remo paralímpico. (Foto: Foto: Wagner Meier/Getty Images)
Flamengo encerra canoagem e remo paralímpico. (Foto: Foto: Wagner Meier/Getty Images)

O Flamengo anunciou nesta segunda-feira (5) o encerramento das atividades das modalidades de canoagem e remo paralímpico. Com a decisão, o clube carioca desligou o campeão olímpico Isaquias Queiroz, um dos maiores nomes da história do esporte brasileiro.

Cinco vezes medalhista olímpico, Isaquias contou com o apoio do Rubro-Negro nas competições nacionais e disputou três edições dos Jogos Olímpicos — Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Além de Isaquias, também deixaram o clube os atletas Gabriel Assunção, Mateus dos Santos, Valdenice do Nascimento e Roberto Maehler, que integravam a equipe de canoagem.

Isaquias conquistou a medalhas de prata em Paris. (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Clube cita avaliação estratégica

Em nota oficial, o Flamengo afirmou que a decisão faz parte de uma avaliação estratégica alinhada às diretrizes do esporte olímpico do clube, priorizando a formação de atletas e o fortalecimento das modalidades a partir de estruturas permanentes.

Segundo o comunicado, o fato de os atletas não residirem nem treinarem no Rio de Janeiro inviabilizou a consolidação de um trabalho contínuo de base, considerado essencial para o projeto esportivo rubro-negro.

“O Flamengo se orgulha de ter contado em sua equipe com Isaquias Queiroz, um dos maiores atletas da história do esporte olímpico brasileiro”, destacou o clube, ao lembrar as conquistas do canoísta durante os cerca de sete anos em que vestiu o Manto Sagrado nesta última passagem.

Fim também no pararemo

O Flamengo também anunciou o encerramento de sua participação no remo paralímpico. Com isso, o clube agradeceu aos atletas Michel Pessanha, Gessyca Guerra, Diana Barcellos e Valdenir Junior, que representaram a equipe no paradesporto.

Na nota, o Rubro-Negro reconheceu a dedicação e o compromisso dos atletas e desejou sucesso na continuidade de suas carreiras esportivas.