Flamengo chega a sua quarta final em seis anos. (Foto: Divulgação/Flamengo)
Flamengo chega a sua quarta final em seis anos. (Foto: Divulgação/Flamengo)

O Flamengo é o primeiro finalista da Copa Libertadores 2025. O Rubro-Negro confirmou a vaga ao eliminar o Racing na noite desta quarta-feira (29) e agora aguarda o vencedor do duelo entre Palmeiras e LDU, do Equador, para conhecer o adversário na decisão do torneio continental.

Após um início turbulento na fase de grupos, com desempenho abaixo das expectativas, o time comandado por Filipe Luís cresceu no mata-mata e chega à final embalado por vitórias sobre adversários de peso.

Juninho fez o primeiro gol do Flamengo na Libertadores 2025. (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A decisão será disputada no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru, o mesmo palco onde o clube conquistou seu segundo título da Libertadores, em 2019.

O Flamengo busca o quarto troféu da competição. O Rubro-Negro foi campeão em 1981, em Montevidéu (URU), 2019, em Lima (PER), e 2022, em Guayaquil (EQU). Em 2021, ficou com o vice-campeonato após perder para o Palmeiras na capital uruguaia.

Na outra semifinal, Palmeiras e LDU-EQU se enfrentam nesta quinta-feira (30), no Allianz Parque, em São Paulo. Os equatorianos abriram vantagem com a vitória por 3 a 0 no jogo de ida, em Quito.

Campanha do Flamengo na Libertadores 2025

Fase de grupos

O Flamengo teve um início irregular e terminou em segundo lugar no Grupo C. Com três vitórias, dois empates e uma derrota, o time somou 11 pontos, empatando com LDU e Central Córdoba, mas ficou atrás dos equatorianos no saldo de gols (quatro contra três).

  • Deportivo Táchira 0x1 Flamengo
  • Flamengo 1×2 Central Córdoba
  • LDU 0x0 Flamengo
  • Central Córdoba 1×1 Flamengo
  • Flamengo 2×0 LDU
  • Flamengo 1×0 Deportivo Táchira
Mengão passou na segunda colocação no Grupo C. (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Mata-mata

Mesmo sem o mando nas partidas de volta, o Flamengo fez valer a força no Maracanã. Foram três vitórias por um gol de diferença como mandante e atuações seguras fora de casa, garantindo a vaga na final com poucos sustos.

  • Oitavas: Flamengo 1×0 Internacional / Internacional 0x2 Flamengo
  • Quartas: Flamengo 2×1 Estudiantes / Estudiantes 1 (2)x(4) 0 Flamengo (nos pênaltis)
  • Semifinal: Flamengo 1×0 Racing / Racing 0x0 Flamengo