
O Flamengo acertou a contratação de Lucas Paquetá e confirmou, nesta quarta feira (28), o retorno do meio campista ao clube que o revelou. O Rubro-Negro fechou o negócio por 42 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões), tornando o jogador o reforço mais caro da história do futebol brasileiro. O contrato terá duração de cinco anos.
Revelado nas categorias de base do Flamengo, Paquetá estreou no time profissional em 2016 e se firmou como titular na temporada seguinte. O bom desempenho chamou a atenção do futebol europeu, e o meia foi negociado com o Milan em janeiro de 2019. Na sequência, passou pelo Lyon antes de chegar ao West Ham, em 2022, onde atuava até a conclusão da negociação.

Aos 28 anos, o jogador estava afastado dos últimos compromissos do clube inglês. Paquetá apresentou um desconforto nas costas e foi poupado de treinos e partidas. Além da questão física, o desejo do atleta de retornar ao Brasil, comunicado à diretoria do West Ham, pesou para a definição do acordo.
A expectativa é que Paquetá desembarque no Brasil entre quinta e sexta-feira. Caso tenha o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até sexta feira, o meia poderá ficar à disposição do técnico rubro negro para a final da Supercopa do Brasil, no domingo, contra o Corinthians.

Com a repatriação de Lucas Paquetá, o Flamengo estabelece um novo recorde no mercado nacional, superando os 30 milhões de euros pagos pelo Cruzeiro na contratação de Gerson, até então a maior transferência da história do futebol brasileiro.