Escolinha de futebol aposta na formação de jovens atletas em Boa Vista

Quem nunca sonhou em ser jogador de futebol? Para muitas crianças, o primeiro passo para realizar esse sonho começa nas escolinhas. Em Boa Vista, a Belletti Soccer Academy abriu as portas há pouco mais de três meses e se destaca pela proposta de unir o ensino técnico do esporte à formação humana.

A franquia criada pelo ex-jogador e campeão mundial com a seleção brasileira em 2002, Juliano Belletti, é a primeira da região Norte. O projeto atende crianças de 5 a 13 anos com foco na disciplina, respeito e no desenvolvimento pessoal.

“Humildade, respeito e trabalho em equipe são os nossos pilares”, reforça a equipe da escolinha.

Metodologia inspirada no Barcelona

A estrutura da escolinha conta com campo coberto, uniformes de treino e área de lazer. O diferencial está na metodologia, inspirada no Barcelona da Espanha, clube onde Belletti fez história.

Alunos da turma vespertino durante o treinamento. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Os profissionais da unidade de Boa Vista passaram por capacitação em São Paulo, estudando planos de treino e técnicas aplicadas nas categorias de base do futebol europeu.

“Nossa metodologia é totalmente diferente das outras. Trabalhamos com a mesma filosofia do Barcelona. Fizemos cursos de formação em São Paulo e agora aplicamos esse método em Boa Vista”, explica Márcio Roberto, um dos treinadores da unidade.

Atualmente, mais de 80 alunos estão matriculados. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 20h30. O período noturno é dedicado à turma kids, com alunos de 5 a 8 anos.

Entre os alunos está Enzo Bastos, de oito anos, que encontrou no futebol uma forma de se superar. O garoto pratica o esporte desde os sete, mas precisou interromper os treinos após uma fratura no braço. Além disso, ele tem astigmatismo, condição que causa visão embaçada, e passou a usar um óculos esportivo adaptado, o que lhe deu mais segurança para jogar.

“Eu não conseguia ver a bola direito, mas agora consigo enxergar tudo. Se eu não virar jogador, quero ser piloto de motocross”, contou Enzo, sorrindo.

Enzo Bastos, de 8 anos, treina com auxílio de óculos esportivo. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A mãe dele, Cleide Lima, acompanha de perto o desempenho do filho e elogia o trabalho da escolinha. “Ele evoluiu bastante e se dedica em cada treino. Procuramos um lugar melhor para ele e, por enquanto, esse tem sido o melhor”, afirma Cleide.

Enzo e Cleide durante tarde de treino na Belleti Academy. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O pequeno Arthur Pinho, de 10 anos, também treina desde a inauguração da unidade e já sente os resultados. “Os treinos são muito bons, os professores são educados. Estou evoluindo bastante e quero jogar nas competições do próximo ano”, destacou.

Arthur Pinho, de 10 anos, conta que deseja disputar competições pela escolinha. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O pai, Marcelo Pinho, diz que o filho mudou o comportamento desde que começou a praticar o esporte. “Antes ele não fazia atividade física e passava o dia no celular. Depois que entrou na escolinha, não perde uma aula e quase não usa mais o telefone”, contou Marcelo.

Competições e intercâmbio

Para incentivar os alunos, a escolinha realiza um campeonato anual em São Paulo, reunindo franquias de todo o país. A competição serve como vitrine para os jovens talentos e promove intercâmbio esportivo.

“Neste primeiro ano estamos focados na formação. Em 2026 nossos atletas vão disputar diversas competições”, revelou o treinador Márcio.

Para mais informações sobre a Belletti Soccer Academy de Boa Vista, o contato é pelo número (95) 99140-2540.