
Os atletas da Escola Estadual Mariano Vieira, localizada em Normandia, interior de Roraima, pode ser tirada da final dos Jogos Escolares de Roraima (JERs), que acontece nesta sexta-feira (24), por não ter jogador profissional. É o que dizem familiares de alunos e atletas da escola em denúncia feita à FolhaBV.
De acordo com a denúncia, a situação foi conversada ainda nesta manhã após a possibilidade da escola do interior ser campeã no futsal infantil do JERs. Como a escola não tem jogadores profissionais, ou seja, ligados à alguma federação, a organização estaria pensando em tirá-la da disputa.
“Todo a ano, a campeã viaja para representar Roraima. Só que, como a escola Mariano Vieira não tem jogador profissional, eles estão querendo mudar para levar só os profissionais. Não é justo, estão ganhando e tão querendo podar as viagens para fora porque não tem jogador profissional”, disse Inaier Brandão, avô de um dos atletas.
A final do futsal infantil dos Jogos Escolares, que envolve alunos da rede estadual de 15 a 17 anos, acontecerá às 19h desta sexta-feira, no Ginásio Hélio Campos. A previsão é que a Escola Mariano Vieira dispute o título e a vaga para o Brasileiro contra a Colégio Estadual Militarizado Luis Ribeiro de Lima.
Outro lado
A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Educação (Seed) que negou o caso. Segundo a Secretaria, os participantes são classificados por mérito, vencendo cada disputa com base em seu desempenho.
A Secretaria de Educação e Desporto informa que tais informações não procedem. Os Jogos Escolares de Roraima são eventos destinados exclusivamente aos estudantes, sejam eles federados ou não, abrangendo a faixa etária de 12 a 14 anos para a categoria mirim e de 15 a 17 anos para a categoria infantil. Os participantes são classificados por mérito, vencendo cada disputa com base em seu desempenho.
O Instituto de Desporto de Roraima preza pela transparência em todas as etapas dos Jogos Escolares. O evento, que já está na 51ª edição, é uma oportunidade única para os estudantes que nunca competiram individualmente ou em equipe em qualquer modalidade esportiva, possam representar o Estado de Roraima em uma competição escolar a nível nacional.
O compromisso da organização do evento é garantir que todos os participantes tenham uma experiência justa e enriquecedora, promovendo o espírito esportivo e o desenvolvimento pessoal por meio do esporte.