O atacante francês Ousmane Dembélé, de 28 anos, foi eleito nesta segunda-feira (22) o Melhor Jogador do Mundo de 2025, na premiação da France Football. O jogador do Paris Saint-Germain conquistou a primeira Bola de Ouro da carreira e superou o jovem Lamine Yamal, do Barcelona, e o português Vitinha, seu companheiro de equipe.
Dembélé viveu o melhor momento desde que chegou ao PSG. Na temporada 2024/25, ele foi protagonista do título inédito da Champions League, comandando o time em campanhas decisivas. Além disso, levantou a Ligue 1, a Copa da França, a Supercopa da França e a Supercopa da Europa.
No desempenho individual, o francês foi decisivo: em 53 jogos, participou diretamente de 49 gols, com 35 marcados e 14 assistências. A regularidade e os números garantiram a escolha como melhor do mundo, em votação que reuniu jornalistas esportivos de 100 países.
Pelo PSG, ele ergueu a Champions League em 2025, a Ligue 1 em 2024/2025, a Copa da França em 2024/2025, além da Supercopa da França e da Supercopa da Europa. Pela seleção francesa, já havia sido campeão da Copa do Mundo de 2018.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Bola de Ouro de 2025 coroa a melhor fase da carreira de Dembélé. Além do prêmio principal, ele também foi eleito melhor jogador da Champions League 2024/25, melhor jogador da Supercopa da Europa e terminou como artilheiro da Ligue 1 em 2025.
Marcado por lesões em boa parte da carreira, Dembélé conseguiu dar a volta por cima e se firmou como protagonista no PSG. A bola de ouro coloca atacante francês na lista dos grandes nomes franceses que já venceram a Bola de Ouro, como Michel Platini, Zinedine Zidane e Karim Benzema.