NO VELHO CONTINENTE

De Iracema para a Eslováquia: zagueiro roraimense inicia primeira temporada no futebol europeu

Aos 27 anos, Felipe Souza deixa o futebol amador de Roraima para defender o TJ Tatran Lubica; jogador concilia carreira e faculdade de Educação Física a distância

Roraimense assina contrato com clube da Eslováquia. (Foto: Arquivo pessoal)
Roraimense assina contrato com clube da Eslováquia. (Foto: Arquivo pessoal)

O zagueiro roraimense Felipe Souza, de 27 anos, embarcou para seu primeiro desafio no futebol internacional em 2025. Natural de Iracema, interior de Roraima, ele assinou contrato com o TJ Tatran Lubica, da Eslováquia, após passagens pelo futebol amador e profissional no estado.

Felipe iniciou a trajetória no futebol na escolinha do Rio Branco, no próprio município. Com bom desempenho, ele passou a defender a base do Náutico-RR, onde disputou suas primeiras competições. Depois, atuou pelo Grêmio Atlético Sampaio (GAS), clube onde recebeu o convite para integrar o Nacional-AM. No entanto, por ser muito novo, os pais decidiram que ele não deveria se mudar para outro estado naquele momento.

Felipe nos tempos de Baré. (Foto: Arquivo pessoal)

No sub-20, vestiu a camisa do Baré em 2018. No ano seguinte, foi promovido ao profissional do Colorado, disputando o Campeonato Roraimense de 2019. Sem novas oportunidades no futebol profissional, o jovem se voltou para o cenário amador, onde defendeu equipes como São Caetano de Iracema e Irmandade, conquistando títulos locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Felipe atuou no elenco profissional do Colorado em 2019. (Foto: Arquivo pessoal)

A chance de jogar no futebol europeu surgiu no fim de 2024, por meio de um amigo. Sem passaporte e recursos financeiros, Felipe não conseguiu concretizar a viagem naquele momento.

“Por falta de dinheiro e de passaporte, acabei perdendo a oportunidade, mas continuei me dedicando“, contou o jogador.

No início de 2025, o convite apareceu novamente. Para custear a viagem, Felipe promoveu uma rifa, contou com o apoio de alguns patrocinadores e a ajuda dos pais. Ele assinou com o TJ Tratan da Eslováquia. Foi a primeira vez que viajou de avião e deixou o Brasil.

“Vim com o sonho de ser jogador. Não foram muitos que me ajudaram, mas os que ajudaram fizeram a diferença”, disse.

Felipe com a camisa do time eslovaco. (Foto: Arquivo pessoal)

Mesmo fora do país, Felipe mantém o foco nos estudos. Ele cursa Educação Física na modalidade a distância. O fuso horário de seis horas torna as aulas um desafio extra.

“Aqui, minha aula começa às 2h30 da manhã e termina às 4h. É difícil, mas não impossível. Quero ser alguém na vida para ajudar meus pais, minha filha e minha família“, completou.

Agora, o defensor inicia a temporada pelo TJ Tatran Lubica com a meta de consolidar sua carreira no futebol europeu e representar Roraima no cenário internacional.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.