Com a chegada de julho, Boa Vista se prepara para comemorar os 135 anos de sua fundação com uma das programações mais tradicionais do calendário municipal: a Corrida Internacional 9 de Julho. Em sua 23ª edição, o evento esportivo é considerado o maior de Roraima e deve reunir mais de 12 mil participantes de todas as idades, em diversas modalidades.
A programação está dividida em dois dias, 6 e 9 de julho. No sábado (5), a Vila Olímpica Roberto Marinho será palco das categorias infantis, como a Corridinha Baby e Corridinha Kids, além da Corridinha Pet, voltada para os animais de estimação. Já no Parque do Rio Branco, ocorrerá a primeira edição da Corrida Vertical, com percurso de 454 degraus no Mirante Edileusa Lóz, a partir das 17h.
As competições principais acontecem no dia 9, data do aniversário da cidade. Pela manhã, serão realizadas as provas de ciclismo, com largadas às 8h, 9h e 10h15, na avenida Ene Garcez, em frente ao Terminal Luiz Canuto Chaves. À tarde, às 16h, está prevista a prova de Patins no Centro Cívico. Em seguida, às 17h, começam as provas de corrida de rua, nos percursos de 5 km e 10 km.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as categorias estão: Geral/Elite (10 km), Atleta Local (10 km), Atleta Local (5 km), Servidor Municipal (5 km), Maior Equipe, além das modalidades de ciclismo — Mountain Bike (20 km), Estrada (30 km) e Livre (10 km) — e da Corrida Vertical. O total em premiações ultrapassa R$ 237 mil.
De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, a corrida é parte das ações de incentivo ao esporte e à qualidade de vida na capital, que se destaca por sua topografia plana, favorável à prática esportiva. Iniciativas como esta são complementadas por programas sociais e projetos voltados à população.
A Corrida 9 de Julho é marcada pela participação de atletas amadores e profissionais. Entre os veteranos, está Lessandro José Lima, de 42 anos, que participa da competição há vários anos. Para ele, a corrida representa superação pessoal e fortalecimento da saúde física e mental.
Com expectativa de grande adesão e clima de celebração, a capital roraimense transforma suas ruas em um verdadeiro circuito esportivo, unindo esporte, lazer e comemoração ao longo do mês de julho.