Taça da Copa do Mundo.  (Foto: VI Images via Getty ImagesO).
Taça da Copa do Mundo. (Foto: VI Images via Getty ImagesO).

Com a virada do calendário de 2025 para 2026, o futebol entrou em contagem regressiva para um dos principais eventos do ano, a Copa do Mundo de 2026. Marcado para começar em junho, o torneio terá formato inédito e calendário ampliado, elevando as expectativas para a maior edição da história do Mundial.

Pela primeira vez, a competição será disputada em três países, Estados Unidos, México e Canadá, além de contar com a participação de 48 seleções, número superior às 32 equipes que disputaram as últimas edições.

O novo formato prevê 12 grupos com quatro seleções, avançando para a fase eliminatória os dois primeiros colocados de cada chave e os oito melhores terceiros.

Calendário ampliado

A Copa de 2026 terá duração superior a um mês, com início em 11 de junho e término em 19 de julho. A abertura está prevista para o Estádio Azteca, na Cidade do México, enquanto a grande final será disputada no MetLife Stadium, na região de Nova York/Nova Jersey.

A fase de grupos ocorre até 27 de junho. Em seguida, o torneio entra no mata-mata com a inédita fase de 16 avos de final, entre os dias 28 de junho e 3 de julho. 

As oitavas de final serão disputadas de 4 a 7 de julho, seguidas pelas quartas, nos dias 9 e 10. As semifinais estão marcadas para 14 e 15 de julho, com a disputa do terceiro lugar em 18 de julho.

Brasileirão série A 2026

O Campeonato Brasileiro de 2026 começa nos dias 28 e 29 de janeiro, com o Flamengo, atual campeão, estreando fora de casa contra o São Paulo. Vice-campeão em 2025, o Palmeiras também inicia a competição como visitante e enfrenta o Atlético-MG.

Os demais confrontos da rodada de abertura, como mandantes, são Fluminense e Grêmio, Botafogo e Cruzeiro, Corinthians e Bahia, Mirassol e Vasco, Internacional e Atlético-PR, Coritiba e Red Bull Bragantino, Vitória e Remo, Chapecoense e Santos.

Expectativa da Seleção Brasileira

Pentacampeão mundial, o Brasil entra novamente na Copa cercado de expectativa da torcida. Mesmo com indefinições em relação à formação do elenco oficial para 2026, a Seleção segue apontada como uma das favoritas ao título, mantendo o histórico de protagonismo em Mundiais.