
A partir de 2026, a Copa do Brasil garantirá duas vagas na Conmebol Libertadores. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ainda define se a vaga extra, destinada ao vice-campeão, dará acesso direto à fase de grupos ou à fase preliminar da competição continental.
No formato atual, apenas o campeão da competição assegura vaga na Libertadores. A CBF também estuda como será feita a redistribuição das vagas caso os finalistas da Copa do Brasil já estejam classificados pelo Campeonato Brasileiro.
Atualmente, o futebol brasileiro dispõe de seis vagas pelo Brasileirão, quatro para a fase de grupos e duas para a fase preliminar, além da classificação assegurada ao campeão da Copa do Brasil. Com a mudança, o torneio mata-mata ganha ainda mais peso e protagonismo no calendário nacional.
A mudança ocorre em meio à reformulação do calendário do futebol brasileiro em 2026, motivada pela disputa da Copa do Mundo. Com uma pausa prevista entre junho e julho, o Campeonato Brasileiro começará em 28 de janeiro e será encerrado em 2 de dezembro.
A Copa do Brasil, por sua vez, terá início em 18 de fevereiro, com a final em jogo único marcada para 6 de dezembro, encerrando a temporada nacional.