
Pelada, pedala e pedala. Assim devem ser os próximos dias dos ciclistas roraimenses David Costa e David Brandão. Quatro meses depois de percorrerem 2.400 km de Boa Vista até Fortaleza, eles voltaram à estrada para uma nova aventura. O desafio desta vez é mais curto, mas tem um significado especial porque o trajeto passa por municípios de Roraima.
A dupla saiu de Boa Vista na quinta-feira (20) e já seguiu rumo a Mucajaí. Depois, o caminho inclui Iracema, Caracaraí, São Luís do Anauá, São João da Baliza e Caroebe, que é o ponto final da descida ao sul do estado. No retorno, eles ainda vão passar por Cantá e fechar o percurso em Boa Vista com mais de 700 km pedalados.

Para o professor David Costa, a viagem tem um gosto diferente. A cada nova rota, ele risca da lista os municípios que faltam conhecer. Depois desse pedal, restam apenas Uiramutã e Amajari para completar o mapa de Roraima.
“Nosso objetivo é completar os 15 municípios de Roraima no desafio de bicicleta. Neste percurso, vamos passar por sete deles e depois faltarão apenas dois para fechar o estado”, explicou o ciclista, que descobriu o esporte há 10 anos.
Ele destacou ainda a oportunidade de explorar novas paisagens. “Será uma novidade para mim porque não conheço o Sul do estado. Vou conhecer toda a região de São Luiz do Anauá, Baliza, Caroebe e Entre Rios”, declarou.

A jornada também vale um selo no desafio Roraima Bike Aventura Ultra Rider. No RBA, os ciclistas conquistam selos conforme as distâncias completadas, que vão de 160 km até mais de 2.000 km. Com os 700 km previstos na viagem, Costa e Brandão devem conquistar o selo e entrar para o grupo de ciclistas que já completaram as etapas.
“A gente também quer completar os selos do RBA. Com esse percurso, vamos fechar o último selo, que corresponde a 700 km. Poucos ciclistas em Roraima têm essa marca”, reforçou.

A dupla já faz planos para o futuro. Em 2027, eles querem começar um desafio ainda maior, que começa no Uiramutã, no extremo norte de Roraima, e seguir até o Rio Grande do Sul em uma rota de mais de 6.000 km.