Os alunos-atletas campeões da 52ª edição dos Jogos Escolares de Roraima (JER’s) receberam, na noite de sexta-feira (22), 420 passagens aéreas destinadas a atletas, técnicos e dirigentes. Eles representarão o estado nos Jogos Escolares da Juventude e nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). O investimento, de quase R$ 2 milhões, foi feito pelo Governo de Roraima por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), com recursos do Tesouro Estadual.
Segundo o governador Antônio Denarium, esta será a maior delegação da história de Roraima em competições escolares.
“Essa será a maior delegação do estado de Roraima, com atletas, treinadores, técnicos, que têm a missão de participar e entregar tudo aquilo que conseguem fazer. Muitos dos nossos alunos trarão medalhas de ouro, prata e bronze”, afirmou.
Jogos da Juventude
Para os Jogos da Juventude, em Brasília, entre 6 e 26 de setembro, foram entregues 196 passagens. A delegação terá 162 atletas, 26 técnicos e seis dirigentes, que disputarão 16 modalidades na faixa etária de 15 a 17 anos. Em 2024, Roraima conquistou cinco medalhas: duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Entre os destaques está a jovem Shéridan Campos, do Colégio Estadual Militarizado Aldébaro José Alcântara, no município do Bonfim, campeã no lançamento de dardo.
“É um sentimento de gratidão, é uma oportunidade única, será uma grande experiência, pois poderemos conhecer e aprender. Quero conquistar uma medalha e representar o meu estado, honrar nossa bandeira”, disse.
Outro atleta confirmado é Júnior Taveira, da Escola Estadual Gonçalves Dias, campeão no vôlei de quadra. Ele relembrou com foi a final dos JER’s.
“É um trabalho de anos, estamos treinando e competindo desde 2022. A final foi um jogo muito acirrado, estávamos perdendo por dois sets, mas buscamos o placar e vencemos de 3 a 2. Foi uma final muito emocionante”, contou. “Essa será minha segunda vez competindo no nacional, e a expectativa é conquistar um pódio para Roraima”, relembrou Taveira.
Jogos Escolares Brasileiros
Já os JEB’s acontecerão em Uberlândia (MG), entre 5 e 28 de outubro. O estado será representado por 224 integrantes: 178 alunos-atletas, 32 técnicos e 14 dirigentes. Na última edição, Roraima conquistou 24 medalhas, sendo quatro de ouro, quatro de prata e 15 de bronze.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Representantes do interior
O Major Denílson, diretor administrativo do Colégio Aldébaro, destacou o impacto da conquista para os jovens do Bonfim, que terá 11 representantes.
“É uma satisfação imensa estar contribuindo com a educação e com o esporte local. É uma grande honra, pois alguns desses alunos nem conheciam Boa Vista e agora vão conhecer estados do Brasil, representando o esporte roraimense”, afirmou.
Já o professor de Educação Física Petrônio Guivares, da Escola Estadual José Vieira Sales Guerra, em Caracaraí, comemorou a oportunidade dada aos alunos do interior.
“Os Jogos Escolares são uma oportunidade gigantesca para esses meninos, principalmente os que vêm de Caracaraí, do interior. Receber essas passagens hoje é um sentimento de gratidão, de dar a oportunidade, pois a gente sabe que atletas que vêm do interior não têm essas chances. Trazer esses atletas e dar essa oportunidade para eles é um sonho realizado”, destacou.
A edição 2025 dos JER’s contou com mais de 10 mil alunos-atletas em 16 modalidades disputadas na capital e no interior do estado.