Os ex-jogadores Edílson e Bolívar, campeões da Copa Libertadores por Grêmio e Internacional, estão em Boa Vista para participar da abertura de competições de futebol amador. Os eventos acontecem neste sábado (30) e domingo (31).
Edílson, ex-lateral de Grêmio, Corinthians, Botafogo e Cruzeiro, anunciou a aposentadoria em 2022, após encerrar passagem pelo clube gaúcho. Em sua carreira, conquistou títulos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Esta é a segunda visita do ex-jogador ao estado. A primeira foi em 2020, quando o Cruzeiro enfrentou o São Raimundo pela Copa do Brasil, em jogo que marcou a reinauguração do Estádio Canarinho.
“Passamos um sufoco contra o São Raimundo, quase perdemos o jogo”, relembrou Edílson. Ele contou que foi bem recebido na volta a Boa Vista e disse que pretende retornar mais vezes.
Ao lado dele está Bolívar, ídolo do Internacional, bicampeão da Libertadores pelo clube colorado e com passagem pelo futebol europeu, defendendo o Mônaco, da França. Depois da aposentadoria, Bolívar trabalhou como treinador e hoje atua em projetos voltados ao esporte.
Os dois são embaixadores do Legends Futebol Clube, projeto que reúne ex-jogadores de Grêmio e Inter para promover eventos beneficentes em diversas cidades.
“A gente quis retribuir todo carinho que recebemos nos estádios e nas ruas. É gratificante levar esse projeto para o Brasil inteiro”, afirmou Bolívar.
“Queríamos estar mais perto do torcedor. Todos os nossos eventos arrecadam cestas básicas e dão oportunidade para quem nunca nos viu. Vamos ver se futuramente fazemos um evento maior aqui e trazemos o Ronaldinho”, completou Edílson.
Atletas destacam gestão de Samir Xaud na presidência da CBF
Edílson e Bolívar também comentaram sobre a atuação do roraimense Samir Xaud à frente da presidência da ConfederaçãoBrasileira de Futebol (CBF). Segundo os atletas, Samir vem realizando um trabalho consistente de gestão e colocando o futebol brasileiro novamente em destaque.
“Acho que, no pouco tempo que ele está à frente da CBF, já marcou presença em clubes e seleções de base de forma que nenhum outro presidente havia feito em muitos anos. Ele já recebe reconhecimento e elogios. Estou muito contente e esperançoso, e espero que ele possa trilhar um caminho vitorioso pela frente”, afirmou Bolívar.
Edílson enfatizou o respeito que Samir vem conquistando em pouco tempo de trabalho. “As pessoas tiram conclusões precipitadas sem sequer conhecer as situações. Ele está há pouco tempo no cargo, mas já adquiriu um respeito que muitos não conseguiram. Nosso futebol estava sem respeito porque faltavam pessoas capacitadas. Hoje, vemos Samir dando uma cara diferente, inclusive na contratação de Ancelotti, um técnico que dispensa comentários”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Torneios de futebol em Boa Vista
Os campeões irão participar da abertura de três competições, realizadas com apoio do presidente da Associação dos Municípios de Roraima, Joner Chagas, e do deputado estadual Coronel Chagas.
As competições começam neste sábado (30) com o Peladão de Futebol, às 15h, no bairro Pérola. À noite, às 19h, acontece a abertura da Copa Intermunicipal de Futsal, na Vila Olímpica, reunindo mais de 70 equipes de todo o estado. No domingo (31), também na Vila Olímpica, será a vez da Copa Society Master.
Joner Chagas, destacou o papel do esporte para a comunidade. “Essa competição vai motivar o esporte. Eu sempre gostei de esporte, joguei futebol amador e joguei aqui em Roraima no Rio Negro como profissional. Competições como essa movimentam a economia também”, afirmou.
O deputado estadual Coronel Chagas, que também atuou profissionalmente por diversos clubes locais, como Progresso, GAS, River, Rio Negro e Atlético Roraima. Ele comentou sobre o bom momento do futebol no estado.
“O futebol está crescendo muito em Roraima, temos muitos jogadores saindo daqui. Eu vejo agora um momento muito bom. O Brasil está vendo que existe futebol no Norte, que temos bons garotos. Com a eleição do Samir Xaud na CBF, com certeza irão se abrir mais portas, mais investimentos”, destacou o parlamentar.
Edílson encerrou destacando a importância do incentivo ao esporte e lembrou que esse apoio foi decisivo no início da sua carreira.
“Quando comecei no futebol, recebi o apoio do prefeito da minha cidade, e aquilo foi fundamental para que eu seguisse em frente. Todo incentivo ao esporte é bem-vindo. Competições como essa revelam talentos e ajudam a manter os jovens no caminho certo”, disse o ex-jogador.