
A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou nessa quarta-feira (10) o projeto que obriga equipe de suporte em todas as corridas de rua na capital. A proposta, entretanto, ainda depende de sanção do prefeito Arthur Henrique (PL) para virar lei.
O texto apresentado pelo vereador Thiago Saraiva (PSD) especifica que a equipe, disponível entre a largada e o encerramento oficial do evento, deve ser composta por:
- um profissional de saúde habilitado, preferencialmente com formação em primeiros socorros;
- um veículo de apoio para eventual remoção de participantes em casos de emergência; e
- recursos mínimos para atendimento emergencial como kit de primeiros socorros e meios de comunicação funcional.
Pelo projeto, a Prefeitura só poderá autorizar corridas que possuam esse suporte. A aplicação da regra para provas organizadas pelos poderes Executivo e Legislativo dependerá de disponibilidade orçamentária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem descumprir a lei, caso sancionada, pode ser punido, inclusive com a cassação da licença para realizar a corrida. A Prefeitura poderá regulamentar a nova legislação em até 90 dias após a publicação.
Ao apresentar o projeto, Saraiva considerou o crescimento do número de corridas em Boa Vista, assim como a quantidade de inscritos nos eventos.
“A participação de grande número de pessoas com diferentes níveis de preparo físico pode expor atletas e público a situações de risco, como mal súbito, desidratação, lesões e outras emergências que exigem resposta imediata. Sem suporte adequado, o risco de complicações e danos é significativamente ampliado”, ponderou o segundo-vice-presidente da Câmara.