ESPORTE

Baré garante vaga na Copa do Brasil em 2026; Roraima terá três representantes no torneio

Com ampliação do torneio pela CBF, Baré conquista vaga e retorna à competição após 15 anos

Jogadores do Baré comemorando o gol. (Foto: Déborah Nascimento/FolhaBV)
Jogadores do Baré comemorando o gol. (Foto: Déborah Nascimento/FolhaBV)

O Baré será o terceiro representante de Roraima na Copa do Brasil de 2026. A equipe se junta ao Grêmio Atlético Sampaio (GAS) e Monte Roraima. O Colorado foi beneficiado pelas mudanças no calendário de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ampliou o número de clubes participantes da competição — de 96 para 126 times a partir do próximo ano.

O Colorado garantiu a vaga por ter feito a terceira melhor campanha no Campeonato Roraimense 2025. O clube volta ao torneio nacional após um longo período sem participação, a última aconteceu em 2011, quando foi eliminado pela Ponte Preta-SP.

Essa será a sexta participação do Baré na história da Copa do Brasil. A estreia ocorreu em 1997, diante do Rio Branco-AC. No ano seguinte, enfrentou o Amapá-AP, e em 2000 jogou contra o Independência-AC. A única vitória do clube na competição foi conquistada sobre o América-RN, por 1 a 0.

Em nove jogos disputados pela Copa do Brasil, o Colorado soma uma vitória, quatro empates e quatro derrotas. O presidente do clube, Oziel Araújo Neto, comemorou o retorno à competição e destacou que o Baré já vinha se preparando para a possibilidade de conquistar a vaga.

“Nós já tínhamos uma sinalização de que o calendário do futebol brasileiro iria mudar. Falaram que aumentariam as vagas da Copa do Brasil, Série D e Copa Verde. Ainda não havia sido definido quem ficaria com essas vagas, mas agora a CBF confirmou, e o Baré acabou ficando com a terceira vaga da Copa do Brasil”, disse o presidente.

Segundo Oziel, o Baré já iniciou o planejamento para a próxima temporada. A previsão é que o elenco se apresente ainda em dezembro de 2025, dando início à preparação para as competições regionais e nacionais.

“Nós já tínhamos começado o planejamento para 2026. O elenco se apresenta no dia 15 de dezembro para iniciar os treinamentos. Esse processo já estava em andamento, independentemente da vaga na Copa do Brasil. Seguimos com as contratações e com o fechamento da comissão técnica”, acrescentou.

Mudanças na Copa do Brasil

Trófeu da Copa do Brasil. (Rafael Ribeiro/CBF)

A Copa do Brasil terá uma grande mudança a partir de 2026, com o aumento de 92 para 126 clubes. A competição começará em 18 de fevereiro, com a participação dos times de Roraima já na primeira fase. A classificação para o torneio será definida por três critérios principais:

  • 1º critério: Os 20 clubes da Série A entram diretamente na quinta fase.
  • 2º critério: Os vencedores da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D entram diretamente na terceira fase.
  • 3º critério: 102 clubes se classificam por meio de suas federações, entrando nas primeiras fases (1ª ou 2ª), conforme o desempenho no Ranking Nacional de Clubes.

Outra novidade será que as quatro primeiras fases serão disputadas em jogo único, enquanto a partir da quinta fase, os confrontos serão em sistema de ida e volta. A grande final será realizada em jogo único e em campo neutro.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.