A atleta roraimense Marlane Vitória de Souza Bonfim conquistou a medalha de prata no Taekwondo, durante os Jogos Escolares Brasileiros, em Uberlândia, Minas Gerais. Essa é a sétima medalha de Roraima na competição.
Marlane Vitória estuda no Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar. A medalha é fruto do desempenho na série bronze, na modalidade Poomsae, no taekwondo. A competição é realizada até o dia 28 de outubro.
Primeira Participação de Roraima no Poomsae
Esta foi a primeira vez que Roraima partcipou na modalidade Poomsae, que foi introduzida nos JEBs no ano passado. O Poomsae é uma luta imaginária que envolve uma sequência predefinida de movimentos de ataque e defesa, visando o aperfeiçoamento técnico, além de elementos como concentração, força e equilíbrio.
A técnica Nauany Sandrely, que acompanha a atleta, ressaltou que, embora Roraima não tenha participado dessa modalidade na edição anterior dos JEBs, o resultado conquistado abre portas para o desenvolvimento do Poomsae no Estado. “Após o resultado de hoje, será um grande incentivo e desafio para os professores e atletas para uma nova modalidade específica de treino, assim podemos ter chance de mais medalhas para Roraima”, afirmou.
“Foi algo novo, eu sempre gostei muito de fazer o Poomsae e me orgulho muito de estar competindo nele. É a minha primeira vez, fiquei muito nervosa, mas gostei muito, me diverti lá dentro e tenho orgulho do meu resultado”, disse Marlane.
Impacto e Próximos Passos
O técnico Paulo Junio, responsável pela equipe de taekwondo roraimense, comemorou o bom resultado, destacando o aprendizado para os próximos desafios: “Foi um resultado surpreendente, muito bom. E foi um novo desafio para todos os professores, que agora vão começar a trabalhar na base, e melhorar cada vez mais e incluir uma nova modalidade no taekwondo que tem tudo para crescer.”
O estado já garantiu ouro no vôlei de praia masculino (série ouro), prata no voleibol feminino (série bronze), bronze no badminton dupla feminina (série bronze), prata na natação (série prata), bronze no ciclismo (série prata) e bronze no atletismo (série prata).