Eleições 2022

Partido Rede entra na justiça por causa do tamanho de adesivo de deputado

Segundo o partido, os adesivos usados pelo candidato Jose Haroldo Cathedral estão fora das medidas determinadas pela legislação eleitoral

O partido Rede Sustentabilidade, entrou com uma representação eleitoral por prática de propaganda eleitoral irregular com pedido liminar, contra o ex-presidente do Iperr José Haroldo Campos, candidato a deputado federal pelo PSD.

Segundo a denúncia, no dia 20 de agosto de 2022, diversos veículos estavam circulando por Boa Vista, com adesivos que confrontariam as resoluções eleitorais contidas na legislação.

O partido Rede explicou na ação, que a legislação é clara ao estipular as dimensões máximas para adesivos veiculares, não podendo ultrapassar as medidas de 50 cm x 40 cm, normativa que teria sido descumprida pelo candidato.

“Como pode-se observar, o adesivo ocupa toda a área da tampa traseira da caçamba do veículo, e as medidas dessa área, conforme constatação por parte de informações da montadora Volkswagen são de 120 cm x 60 cm em média, o que consequentemente ultrapassa as medidas permitidas, configurando grave caso de propaganda eleitoral ilegal. Sendo possível também a consideração da propaganda ilegal como configuração de publicidade por meio de outdoor, o que é totalmente proibido pela legislação eleitoral” afirmou trecho da ação.

Para o Rede Sustentabilidade, o candidato promoveu a adesivação de veículos de seus filiados e simpatizantes políticos em desacordo com a legislação eleitoral, utilizando-se, inclusive, de publicidade com efeito visual de outdoor.

“A propaganda por meio de adesivos veiculares tem medidas máximas a serem observadas, tendo por finalidade a uniformização da propaganda e o respeito ao princípio igualitário que norteia a legislação eleitoral, o que foi dolosamente desobedecido no presente caso, considerando que apenas utilizando se do bem-senso e da visão, observa-se que tais adesivos superam e muito o máximo permitido legalmente”

O partido pediu à Justiça Eleitoral liminar para a imediata retirada do outdoor como uma das medidas além da proibição de novos adesivos e o recolhimento dos exemplares já em circulação.

OUTRO LADO

Ao ser procurado pela Folha, o candidato Zé Haroldo Catedral informou que teve conhecimento da ação em relação ao adesivo perfurado, mas informou que o juiz já indeferiu a liminar.

“Na defesa nós vamos mostrar que as medidas estão corretas. Isso infelizmente é normal em campanha, um partido ao invés de focar no bom andamento da candidatura de seus candidatos, prefere focar em prejudicar os outros.” Concluiu Ze Haroldo

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.