TRE-RR diz que atraso não deve ocorrer no segundo turno

A justificativa é de que o atraso não volte a acontecer por conta do volume reduzido de informações nesta segunda etapa de votação

Mesmo com o atraso para divulgação da apuração de votos em todo o Brasil, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) acredita que o problema não deve voltar a ocorrer no segundo turno das eleições municipais. 

O pronunciamento oficial com os nomes dos eleitos nos municípios de Roraima estava previsto para ocorrer por volta das 20h da noite deste domingo, 15, segundo a previsão do TRE-RR. Porém, os dados só começaram a aparecer no sistema depois das 21h30 em razão de problemas apresentados nos computadores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília. 

Para Paulo Cesar Rodrigues, Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-RR, a possibilidade de que o atraso volte a acontecer é baixo por conta do volume reduzido de informações nesta segunda etapa de votação.

“Esse problema não aconteceu somente aqui em Roraima. Foi um problema nos computadores do Tribunal Superior Eleitoral na totalização e divulgação dos votos. Acredito agora que, como foi sanado esse problema, dificilmente ele acontecerá novamente. Ainda mais que a carga de processamento vai diminuir”, explica.

Isso acontece por conta dos municípios que definiram seus gestores já no primeiro turno, ou seja, não será necessário o mesmo volume de dados ao TSE. “São poucas as cidades agora em que vai ocorrer o segundo turno. Haverá uma carga muito menor nos computadores. Nós acreditamos que no segundo turno isso não se repetirá mais”, completou.