Seis partidos perdem espaço nas prefeituras do interior do Estado

PDT, PSC, PSDB, PSL, PRTB e Pros tiveram prefeitos eleitos em 2016 e agora não contam com nenhum gestor com mandato

Os partidos PDT, PSC, PSDB, PSL e Pros foram os que mais perderam espaço nas prefeituras do interior do Estado. Nas eleições municipais de 2016, as agremiações partidárias contavam com seis gestores eleitos. Agora, ao fim do pleito de 2020 para os municípios, as siglas não elegeram nenhum dos seus candidatos.

Segundo levantamento feito pela Folha em análise dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada partido elegeu um candidato, com exceção do Pros com dois prefeitos em 2016.

Foram eleitos Gute Brasil (PDT) em Normandia; Vera Lúcia (PSC) em Amajari; Argilson Martins (PSDB) no Caroebe; Carlos Barbudo (PSL) no Cantá; Socorro Guerra (Pros) em Caracaraí e Marcelo Jorge (Pros) em São João da Baliza. Destes, apenas três foram candidatos à reeleição, mas não se elegeram. No caso do PRTB, os candidatos eleitos pelo partido mudaram de sigla para o Republicanos, o que motivou a falta de gestores. Ambos foram reeleitos para o cargo.

MDB – Um que ainda pode ter perda de espaço nas prefeituras é o MDB, liderado pelo ex-senador Romero Jucá (MDB), em razão do segundo turno da disputa em Boa Vista. Em 2016 foram eleitos três gestores pelo partido: Teresa Surita (MDB) na Capital, Jairo Ribeiro (MDB) em Iracema e James Batista (MDB) em São Luiz.

Em 2020, o partido elegeu Núbia Lima (MDB) em Amajari e Jairo foi reeleito com a mesma sigla, mas James mudou de agremiação para o Solidariedade e Teresa não foi candidata à reeleição.

Em caso de eleição de Arthur Henrique (MDB) em Boa Vista, o partido mantém a proporção de três gestores eleitos. No caso da vitória de Ottaci (Solidariedade), aumenta a proporção para o partido liderado pelo deputado estadual Jalser Renier (SD) em Roraima.

Solidariedade, Republicanos e Rede aumentam influência em Roraima

Convenção de lançamento da atual prefeita Luiza Maura (SD), em São João da Baliza (Foto: Divulgação)

O partido Solidariedade é o que mais aumentou sua influência nos municípios do Estado, saindo de zero para quatro gestores eleitos. São eles: Diane (SD) em Caracaraí; Leandro Pereira (SD) em Rorainópolis; Luiza Maura (SD) em São João da Baliza e James Batista (SD) em São Luiz. O índice pode aumentar para cinco, em caso de vitória de Ottaci.

Em seguida aparece o Republicanos, do senador Mecias de Jesus, que passou de zero para três gestores eleitos pelo partido. São eles: Joner Chagas (Republicanos) em Bonfim; Osmar Filho (Republicanos) em Caroebe e Juliano Torquato (Republicanos). Por fim, aparece o Rede Sustentabilidade com a eleição do prefeito Tuxaua Benísio (Rede) para Uiramutã.

Republicanos também teve aumento na participação de prefeitos do interior (Foto: Ascom Parlamentar)

MESMA PROPORÇÃO – O PSD manteve o número de dois gestores eleitos pelo partido. Em 2016 foi eleito Pedro Henrique Machado (PSD) no Alto Alegre e Leandro Pereira (PSD) em Rorainópolis. Já em 2020, Pedro foi reeleito, mas Leandro mudou de partido. Porém, a sigla conseguiu eleger Dr. Raposo (PSD) em Normandia. O Progressistas também manteve a mesma proporção com a eleição de Dedel Araújo (PP) em Uiramutã em 2016 e de André Castro (PP) no Cantá em 2020.

Confira a lista dos prefeitos e prefeitas eleitos em Roraima nos anos de 2016 e 2020:

Prefeitos de Roraima

Alto Alegre

2020 – Pedro Henrique Machado (PSD)

2016 – Pedro Henrique Machado (PSD)

Amajari

2020 – Núbia Lima (MDB)

2016 –  Vera Lúcia (PSC)

Boa Vista

2020 – À definir entre Arthur Henrique (MDB) e Ottaci (Solidariedade)

2016 – Teresa Surita (MDB)

Bonfim

2020 – Joner Chagas (Republicanos)

2016 – Joner Chagas (PRTB)

Cantá

2020 – André Castro (Progressistas)

2016 – Carlos Barbudo (PSL)

 Caracaraí

2020 – Diane (Solidariedade)

2016 –  Socorro Guerra (Pros)

Caroebe

2020 – Osmar Filho (Republicanos)

2016 – Argilson (PSDB)

Iracema

2020 – Jairo Ribeiro (MDB)

2016 – Jairo Ribeiro (MDB)

Mucajaí

2020 – Dona Nega (PL)

2016 – Nega (PL)

Normandia

2020 – Dr. Raposo (PSD)

2016 – Gute Brasil (PDT)

Pacaraima

2020 – Juliano Torquato (Republicanos)

2016 – Juliano Torquato (PRTB)

Rorainópolis

2020 – Leandro Pereira (Solidariedade)

2016 – Leandro Pereira (PSD)

São João da Baliza

2020 – Luiza Maura (Solidariedade)

2016 – Marcelo Jorge (Pros)

São Luiz

2020 – James Batista (Solidariedade)

2016 – James Batista (MDB)

Uiramutã

2020 – Tuxaua Benísio (Rede)

2016 – Dedel (PP)