População mantém costume da venda dos votos na véspera da eleição

Famílias inteiras aguardaram em frente às casas, na expectativa da aproximação de candidatos

Vários grupos familiares permaneceram em frente às suas casas na tentativa da venda do voto durante a noite deste sábado, 14. O ‘costume’ é comum nas vésperas das eleições no Estado.

Conforme levantamento feito pela reportagem da FolhaBV na noite de ontem e nas primeiras horas da madrugada deste domingo, 15, a população aguardou em frente às suas casas em especial nas ruas com baixa iluminação nos bairros da zona oeste de Boa Vista, como Raiar do Sol, Pérola e São Bento.

Em alguns casos, famílias inteiras esperavam sentadas pela aproximação de colaboradores e candidatos. Em outras situações, crianças eram deixadas em frente às residências no aguardo de algum veículo para reportar qualquer aproximação, sob a vigília dos pais.

A informação obtida pela Folha por fonte confidencial é que o valor pago pela boca de urna variou entre R$ 50 e R$ 100 reais. No entanto, o relato é que o percentual de pessoas em frente às casas diminuiu. O motivo seria o pagamento antecipado de eleitores, na tentativa de burlar a fiscalização policial.

Segundo a legislação eleitoral,  quem praticar a irregularidade pode ser penalizado com até quatro anos de prisão. A medida vale tanto para candidatos que oferecem dinheiro ou bens em troca de votos, mas também para o eleitor que recebe dinheiro ou qualquer outra vantagem.