Mais de 22 mil eleitores em RR baixaram o aplicativo e-Título

O aplicativo e-Título tem várias vantagens, entre elas auxiliar o eleitor a encontrar o local de votação e a justificar ausência no dia da eleição para quem está fora do domicílio eleitoral

Mais de 22.147 eleitores em Roraima já baixaram o aplicativo e-Título, o que representa 6,46% dos 342.651 cidadãos aptos a votar neste domingo (15), primeiro turno das Eleições Municipais 2020.

Proporcionalmente ao eleitorado, o Estado foi o que mais baixou o aplicativo em todo o país. A via digital do título eleitoral poderá ser utilizada como documento de identificação oficial para votar, para quem fez a biometria.

Para o secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Paulo Cezar Rodrigues, o percentual representa um ótimo desempenho, inclusive, para o processo eleitoral, uma vez que o eleitor poderá utilizar o e-Título de diversas formas.

“Uma delas será para se identificar no momento da votação. Se deixou a identidade em casa, não precisa se preocupar, pode apresentar apenas o e-Título”, destaca.

O aplicativo também auxilia o eleitor a encontrar o local de votação. “Se está com dúvida sobre onde vota, no e-Título tem o local e o eleitor pode encontrar rapidamente porque no App dá a opção de abrir os aplicativos de mapas”, explica.

 Além disso, uma novidade neste pleito é a possibilidade de justificativa de ausência no dia da eleição para quem está fora do domicílio eleitoral. Essa funcionalidade estará disponível somente no domingo, das 7h às 17h. 

“Antes as pessoas só poderiam justificar numa seção eleitoral, o que implicava em enfrentar fila. Com o e-Título, não. Ele utiliza o aplicativo e faz a justificativa de forma prática e segura”, completou ao lembrar que o App pode ser baixado gratuitamente no Google Play Store e Apple Store.

Segurança

O documento digital exigirá a resposta do eleitor a uma série de perguntas. Apenas as pessoas que responderem com sucesso a esse desafio poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Embora soluções de segurança como essa possam tornar a experiência do usuário menos fluída, elas são relevantes para a proteção dos dados do eleitor. 

Entre outras vantagens, estão ainda as de emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, que estarão disponíveis ao eleitor a qualquer momento. O App também informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral.