Candidatos a Prefeito de Boa Vista falam de propostas para a Saúde

Até quinta-feira (12), a FolhaBV faz uma série de entrevistas com os candidatos (as) que disputam à Prefeitura de Boa Vista, que irão responder sobre os temas: Educação, Saúde, programas Sociais, Geração de Emprego e Infraestrutura

A FolhaBV está realizando uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Boa Vista, onde a cada dia os candidatos poderão apresentar seus planos e propostas divididas por temas. Nesta segunda-feira, 9, o tema escolhido foi Saúde Pública.

Considerando que Saúde é um direito básico e fundamental do cidadão, é importante que os candidatos apresentem suas propostas voltadas a este assunto.

A ordem dos nomes dos candidatos nesta entrevista está conforme o resultado da última pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística).

Confira o que diz cada candidato:

OTTACI (Solidariedade)

”A saúde é uma prioridade. Vamos construir quatro UPAS com recursos de emendas do meu mandato de deputado federal. Elas são importantes porque vão funcionar 24h nos bairros Pintolândia, São Vicente, União e Raiar do Sol. Vou ampliar de 34 para 56 postos de saúde, atendendo todos os bairros. Também vou ampliar para 146 equipes da Saúde da Família, aumentando a cobertura que hoje é de 48% e vai chegar a 100% da cidade. Vou reativar os laboratórios e os consultórios odontológicos dos postos de saúde. E para a mulher, que hoje está desassistida, vamos criar a Cidade da Mulher, um centro de especialidades médicas, com central de laboratórios e atendimento pré-natal completo”.

SHÉRIDAN (PSDB)

“Vamos construir as primeiras UPAs de Boa Vista, em bairros estratégicos, com atendimento 24 horas, e um segundo Hospital da Criança na Zona Oeste. Vamos aumentar de 34 para 56 Unidades Básicas de Saúde. E dobrar as equipes de Saúde da Família para atender 100% da população. Também vamos acabar com as filas, usando o aplicativo Conecte SUS-BV para marcação de consultas. Vamos melhorar a saúde de Boa Vista, porque o que a população mais precisa neste momento é de proteção”.

LINOBERG (REDE)

“Para resolver o problema da falta de atendimento básico, vamos construir UBS (Unidades Básicas de Saúde) em áreas estratégicas como Vila Jardim, Araceli, Jardim Tropical e PA Nova Amazônia e estender o horário nos postos para às 22h. E, ainda, ofertar atendimentos de pediatria, ginecologia, dentista e psicólogos. Dobrar equipes da Estratégia Saúde da Família para 150; ampliar o acesso a exames laboratoriais, incluindo ultrassom pélvica, transvaginal e de mama; chamar os concursados e abrir mais concursos”.

NICOLETTI (PSL)

“Vamos implantar uma UPA 24 horas e ampliar as Unidades Básicas de Saúde, de acordo com a demanda dos bairros e as necessidades de cada zona da cidade. Vamos construir um Ambulatório Médico de Especialidades, uma Unidade de Atendimento Especializado à Saúde da Mulher e implantar um Centro Médico para Portadores de Necessidades Especiais. Além disso, vamos investir em gestão, interligando por completo o sistema de saúde, possibilitando mais agilidade e qualidade nos atendimentos”.

LUCIANO CASTRO (PL)

“Vamos criar o cartão saúde, com todo o histórico do paciente para ser acessado por médicos do estado e do município. Para agilizar a marcação de consultas, criaremos um aplicativo por meio do qual os pacientes podem fazer os agendamentos e evitar longas filas. Vamos reduzir a mortalidade materno-infantil e a prevenção de doenças, com aumento do atendimento para 75% da população. Serão construídas, ainda, sete novas UBS e duas UPAs que vão atender, principalmente, aos moradores da Zona Oeste”.

GERLANE (Progressistas)

“Vamos criar o aplicativo BV SAÚDE, por meio do qual o cidadão vai poder marcar consultas, exames e acompanhar seu cartão de vacina. Em nossa gestão vamos estender o horário das UBS até às 22h e mantê-las abertas nos finais de semana e feriados. Vamos implantar a primeira UPA 24 horas, que vai realizar atendimentos emergenciais que não necessitam de internação. Vamos ainda implantar a primeira maternidade municipal, garantindo às gestantes o atendimento completo de sua gestação, do pré-natal ao parto”.

PASTOR ISAMAR (Podemos)

“Vamos reforçar as ações de saúde da família, com foco nas unidades básicas que têm maiores demandas de atendimento, no intuito de diminuir o intenso fluxo de usuários. O Vila Jardim vai ser contemplado com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS).  Transformaremos os postos do Caranã e do Nova Cidade em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que funcionarão 24 horas por dia. Para a terceira idade, haverá um atendimento prioritário, devido à vulnerabilidade deste público. Nosso objetivo é promover uma saúde de qualidade para todos os moradores de Boa Vista, independentemente de nacionalidade”.

SHAOLYN (PMN)

“Na nossa gestão, será construído o Hospital Municipal e a Maternidade Municipal, todos os postos de saúde irão funcionar 24 horas, concursos para todas as áreas da saúde, aumento das equipes saúde da família e dos Agentes de Endemias; investimentos na capacitação dos servidores, na compra de remédios e EPI’s e equipamentos. Construção de postos em bairros que ainda não têm e médicos com especializações variadas nas unidades de saúde. Desta forma iremos fazer a saúde municipal referência”.

FÁBIO ALMEIDA (PSOL)

“Garantiremos uma atenção primária eficiente ampliando as equipes de saúde da família para 104, já em 2021. Fortalecer o trabalho da vigilância em saúde para zerarmos em 4 anos os casos novos de Tuberculose e Hanseníase. Implantar o programa de saúde bucal em todas as UBS. Organizar 4 distritos sanitários de saúde com serviços de atenção secundária, com profissionais e exames garantindo assim acesso integral ao cuidado. Implantar a atenção básica na zona rural com unidades móveis de saúde com médico, farmácia, enfermagem e odontólogo. Ampliar os NASF e integrar as ações as nossas escolas”.